fbpx

Mulheres conquistam espaço exclusivo no Startup Summit

O Startup Summit vai contar com espaço totalmente voltado ao público feminino em uma iniciativa do Sebrae Delas em parceria com o Grupo Temático Mulheres ACATE e outras entidades

O Startup Summit, um dos principais eventos do ecossistema de startups no Brasil, vai contar com um lounge pensado especialmente para fomentar a presença e a participação de mais mulheres no ecossistema. A novidade é uma iniciativa do programa Sebrae Delas Mulher de Negócios, em parceria com o Grupo Temático Mulheres ACATE, e traz uma programação focada nas conquistas e nos desafios enfrentados por mulheres no segmento. O lounge vai reunir grandes nomes da tecnologia, inovação e liderança feminina para compartilhar experiências, soluções e casos de sucesso. O espaço deve contar com uma programação com mais de 70 atrações, entre mentorias, talks e palestras, em um estande de 90m² dentro do evento, que acontece dos dias 23 a 25 de agosto, no Centrosul, em Florianópolis. 

Apesar de ainda ser um ambiente majoritariamente masculino, a programação extensa do lounge do Sebrae Delas reflete a urgência em se debater mais sobre a diversidade de gênero no segmento e é uma amostra de que o número de mulheres atuantes no setor, assim como o interesse pelo tema, deve aumentar. 

“Aumentar a presença feminina no ambiente de tecnologia traz oportunidades para as mulheres e também melhores resultados às empresas. É comprovado que uma empresa com quadro diverso de funcionários e com mais mulheres na liderança tem mais ações para a inovação e 25% mais chances de lucrar acima da média. Além disso, essas empresas também costumam empregar um número maior de mulheres e gerar um ciclo positivo de retorno à sociedade. Sabemos que as mulheres na tecnologia ainda são minoria, mas é por pouco tempo”, afirma Marina Barbieri, gestora do programa Sebrae Delas Mulher de Negócios. 

Nesta edição do evento, várias integrantes do Grupo Mulheres ACATE estarão presente no lounge do Sebrae Delas como painelistas, participantes de talks interativos e mentoras. Durante todo o evento, variados temas serão abordados pelas integrantes do grupo, como Networking e Colaboração, Propósito e Cultura, Equilíbrio e Sucesso, Marketing e muito mais. 

No primeiro dia do evento, as Mulheres Acate estarão presente em diversas atividades. Marina Leite e Flávia Bitencourt vão tratar de Networking e Colaboração em um talk e mentorias sobre Diversidade para Empresas, Habilidades Socioemocionais nos Desafios para Empreender, Direito e Startups, Gestão ágil e Resultados e Ideação vs. Procrastinação vão acontecer ao longo da tarde

Já no segundo dia, os temas tratados nas mentorias irão abarcar Como Unir Inovação e Impacto, Como Organizar os Dados na sua Startup, Posicionamento de Mercado, Desafios da Jornada Empreendedora e Propósito para Fortalecer a Marca do seu Negócio.

No último dia do evento, o Grupo Mulheres ACATE vai realizar uma ação junto ao programa de formação de talentos TecTrampo através de uma roda de conversa com os participantes das formações. Cássia Carvalho, Milena Veiga e Georgia Benetti irão comandar logo em seguida um talk sobre “Empoderamento através de coletivos femininos”. A programação segue com as mentorias por toda a tarde, que serão voltadas para Segurança da Informação, Geração de Conteúdo para Empresas de Tecnologia, Formação de Mulheres C-Level em Tecnologia, Mulheres na Tecnologia: Barreiras e Facilitadores, Gestão de  Equipes Multidisciplinares, Liderança para Resultados, Mapeamento de Processos, PIB x FIB e Direito nos Negócios.

“Essas são algumas das várias ações que pensamos como grupo de embaixadoras. Entendemos que precisávamos aumentar o número de mulheres participantes do evento e, por isso, iniciamos com uma ação de desconto nos ingressos para o Startup Summit. Depois, organizamos o Lounge de uma forma que pudéssemos auxiliar as mulheres a se fortalecerem nesse ambiente. Como Mulheres Acate, entendemos que é nosso propósito impulsionar o crescimento de mulheres na tecnologia” afirma Cássia Carvalho, coordenadora do comitê de visibilidade e eventos do Mulheres Acate.

Os ingressos para participação presencial no Startup Summit já estão esgotados, mas o evento será transmitido ao vivo e de forma gratuita, permitindo acesso às palestras da sessão principal. Para adquirir seu ingresso para acompanhar o evento remotamente, clique aqui.

Missão Mulheres no Startup Summit

Durante o Startup Summit 2023, na manhã do dia 24/08, a Missão Mulheres no Startup Summit vai ser o ponto de encontro para mulheres que desejam conhecer o ecossistema de inovação e o empreendedorismo feminino no setor de tecnologia de Santa Catarina. Com programação durante toda a manhã, na sede da ACATE, palestrantes que protagonizam o desenvolvimento empresarial e tecnológico no estado apresentarão painéis com o objetivo de fortalecer a presença feminina no setor e gerar trocas de experiências sobre investimentos, governança, inovação, entre outros temas. Garanta sua participação clicando aqui.

O Grupo Temático Mulheres ACATE

O Grupo Temático Mulheres ACATE é um movimento colaborativo e conta com a adesão de mais de 100 mulheres que já estão construindo – ou querem construir – o futuro da tecnologia em Santa Catarina. Criado em abril de 2018, o grupo Mulheres ACATE tem como propósito fortalecer o protagonismo feminino no universo tech e, assim, transformar a cultura empreendedora, impactando o nosso ecossistema e o tornando mais igualitário, justo, criativo, inovador e diverso.

Fonte: ACATE

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore