A Meta está em uma corrida para contratar os melhores talentos do setor de inteligência artificial – o que inclui ‘roubar’ funcionários de empresas rivais. O objetivo é reforçar sua divisão de superinteligência, que quer criar máquinas capazes de superar os humanos.
Agora, o CEO da big tech, Mark Zuckerberg, deu mais um passo nessa direção: o executivo anunciou nesta segunda-feira (14) que a Meta vai investir centenas de bilhões de dólares para construir vários data centers de IA.
O primeiro data center construído com esse investimento bilionário será o Prometheus, que deve começar a operar no ano que vem. Já outro se chama Hyperion, com expectativa de atingir até 5 gigawatts de geração nos próximos anos. O Olhar Digital deu detalhes sobre eles aqui.
Os dois não são os únicos. No Threads, Zuckerberg escreveu que a big tech está construindo vários outros centros. Ele ainda citou um relatório da SemiAnalysis que aponta que a Meta está no caminho de se tornar o primeiro laboratório de IA a ter um data center dessa magnitude.
O executivo também falou sobre a divisão de superinteligência artificial, que, segundo ele, contará com os melhores pesquisadores e poder computacional.
Nas últimas semanas, a big tech vem encabeçando uma corrida pela contratação de funcionários de alto nível do setor de inteligência artificial. Por exemplo, a empresa contratou Alexandr Wang, fundador da startup Scale AI, e vem negociando com nomes da OpenAI.
O objetivo é reforçar sua divisão de superinteligência, que pretende melhorar a própria IA da Meta e superar as concorrentes na corrida pela inteligência artificial geral (AGI, na sigla em inglês).
Fonte: Olhar Digital / Por Vitoria Lopes Gomez
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.