A CES 2025 em Las Vegas destaca inovações em inteligência artificial e saúde, com novos dispositivos e tecnologias

A CES 2025 em Las Vegas destaca inovações em inteligência artificial e saúde, com novos dispositivos e tecnologias
 
CES2025
(Imagem: RYO Alexandre / Shutterstock.com)

O maior evento de tecnologia do mundo, Consumer Electronics Show (CES), começa oficialmente nesta terça-feira em Las Vegas, com a presença de cerca de 4.000 expositores de 160 países. Neste ano, a inteligência artificial (IA) promete ser o foco principal, enquanto a iminente implementação de tarifas nos EUA, proposta pelo presidente eleito Donald Trump, levanta preocupações entre as empresas participantes.

Com inovações tecnológicas e questões econômicas em pauta, o evento atrai a atenção global. “Este ano, o foco é explorar como a IA pode gerar mais produtividade e personalização”, afirmou Brian Comiskey, Diretor Sênior de Inovação e Tendências da Consumer Technology Association (CTA), organizadora do evento, ao Euronews Next.

O que são deepfakes?

Em suma, deepfakes podem ser entendidos como métodos sofisticados de edição automatizada de imagens, colocando o rosto e a voz de uma pessoa no corpo de outra. E, por meio da inteligência artificial generativa, esse processo ficou mais fácil e rápido. 

Crimes envolvendo deepfakes e imagens criadas com IA estão se tornando um problema cada vez maior ao redor do mundo. Além desta tecnologia facilitar golpes, ela também facilita a criação de imagens e vídeos que inserem pessoas reais em contextos nos quais elas nunca estiveram. 

ces
CES 2025 promete boas surpresas (Imagem: Randorn/Shutterstock)

Dispositivos inteligentes movidos por IA na CES 2025

Antes mesmo da abertura oficial, já foram apresentados produtos como óculos inteligentes, relógios de IA para crianças e um berço da Bosch equipado com inteligência artificial. Este último detecta a qualidade do sono do bebê e ajusta automaticamente a posição do colchão para acalmá-lo.

Grandes empresas de tecnologia também prometem grandes anúncios. A Nvidia, por exemplo, terá o destaque com um raro discurso de seu CEO, Jensen Huang. Enquanto isso, rivais como IntelAMD Qualcomm devem revelar suas próprias inovações.

Televisores e computadores também serão temas centrais, com a Samsung apresentando telas OLED e um smartphone acessível, a LG mostrando novos recursos de IA para suas TVs e a Lenovo preparando a exibição de um laptop com tela “enrolável”.

“Embora os dispositivos chamativos roubem a cena, os processadores que os alimentam são o verdadeiro motor da inovação”, disse o analista de tecnologia Paolo Pescatore ao Euronews Next. Ele destacou ainda a importância do ano para dispositivos alimentados por IA, como PCs, que enfrentam o desafio de convencer os consumidores sobre seus benefícios.

Saúde tecnológica em alta

O setor de tecnologia de saúde promete ser outro destaque do evento. Entre as inovações, estão uma escova de dentes que limpa os dentes em 20 segundos e um espelho inteligente da francesa Withings. Este dispositivo é capaz de realizar eletrocardiogramas, medir a composição metabólica do corpo e até mesmo contar os passos diários.

Compartilhe este conteúdo
B0DCF6

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore