O setor de tecnologia de Santa Catarina há décadas tem o apoio de entidades associativistas que impulsionam empresas e ecossistemas de inovação locais. No Vale do Itajaí, a BLUSOFT é atuante há 33 anos, enquanto, no Norte de SC, está a SOFTVILLE, que celebrou 30 anos em 2025 – ambas são reconhecidas pelo pioneirismo na representatividade setorial em suas mesorregiões. Como Polos Regionais da ACATE, essas e outras instituições somam forças ao papel desempenhado há quase 40 anos pela Associação Catarinense de Tecnologia.
Em reconhecimento ao legado de suas três décadas, a SOFTVILLE reuniu lideranças e parceiros de diferentes épocas em um evento com homenagens. “Celebramos a atuação da SOFTVILLE no fortalecimento do ecossistema de tecnologia e inovação da região Norte de Santa Catarina, reconhecendo a pessoas e organizações que contribuíram para sua trajetória. Também reforçamos o posicionamento institucional como agente estratégico de desenvolvimento regional”, conta Grasiéle Nazário, Executiva da SOFTVILLE. A Fundação ainda foi congratulada com uma moção de parabenização da Câmara de Vereadores de Joinville em uma sessão solene.
Em Blumenau, a BLUSOFT também foi homenageada pelo legislativo municipal com uma moção de louvor pelos 20 anos do Entra21 – a iniciativa de formação de talentos mais longeva no estado e que já impactou mais de oito mil pessoas.
Duas décadas de dedicação ao setor de tecnologia também foi um marco atingido pela DEATEC, no Oeste de SC, neste ano. “O apoio contínuo da DEATEC ao longo de vinte anos significa muito mais do que um histórico institucional: representa a construção de um ecossistema mais forte, conectado e sustentável, capaz de gerar valor econômico e social, criar oportunidades reais para empresas e pessoas, e transformar o Oeste catarinense em um referencial de inovação no Brasil.
Esse legado é um ativo estratégico para quem está investindo, empreendendo, estudando ou planejando o futuro da tecnologia na região”, destaca Wilson Savegnago, Presidente da entidade.
A celebração da história da DEATEC está agendada para março de 2026, em um evento que vai relembrar conquistas, reconhecer trajetórias e celebrar o futuro do ecossistema da região. No próximo ano, outros dois Polos da ACATE chegam aos 20 anos, são os núcleos de tecnologia e inovação da ACIRS, no Alto Vale, e da ACII, na Foz do Rio Itajaí.
Entre os Polos Regionais mais jovens estão: o ORION, que em 2026 comemora 10 anos junto à data de inauguração do Centro de Inovação Luiz Henrique da Silveira, em Lages, e o CETUS, entidade fundada há um ano no Sul de Santa Catarina.
Em 2025, o Polo da ACATE na Grande Florianópolis também celebrou uma década da abertura do CIA Primavera, na capital catarinense, como um ambiente físico de referência para o ecossistema catarinense. Em homenagem ao ex-presidente da ACATE que inaugurou espaço, seu nome foi eternizado em uma denominação simbólica do CIA – o Centro de Inovação ACATE Guilherme Stark Bernard.
“As histórias da ACATE, dos Polos e de todas as suas iniciativas são as forças e representam a maturidade do ecossistema catarinense de tecnologia, com trajetórias construídas com visão de longo prazo, colaboração, compromissos, incentivos e desenvolvimento regional”, ressalta Cesar Griebeler, Vice-Presidente de Integração da ACATE e Presidente da BLUSOFT. Ele acrescenta que as entidades são responsáveis por capilarizar o apoio às empresas e talentos, tendo também como norte a internacionalização do setor de tecnologia catarinense: “Os Polos fazem com que fortaleçamos cada vez mais as suas regiões e o estado com um todo, levando em conta a sua diversidade e necessidades, mas também com olhar internacional”.
Fonte: ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.