fbpx

Estudantes de SC criam primeiro marketplace especializado em produtos lixo zero do país

Mercado Novva, criado em 2020, expandiu o modelo de negócio e hoje também leva produtos selecionados no site para o varejo físico em Florianópolis. Na foto, as sócias Fernanda Simões e Carolina Isoppo.

Foto: Divulgação

A falta de um lugar confiável para comprar produtos ecologicamente corretos – biodegradáveis, com pouco ou nenhum plástico na composição – levou a jovem Fernanda Santos, então estudante de Economia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a transformar esse problema em um negócio inovador.  “Encontrava um aqui, outro ali, mas faltava um site especializado nisso, e também uma curadoria, uma garantia de que o produto é aquilo que promete. Então pensei: se não existe, vou criar”, conta a empreendedora.   

Foi assim que nasceu o Mercado Novva, o primeiro marketplace lixo zero do Brasil. Fernanda criou a startup em 2020 e hoje tem como sócia Carolina Isoppo, aluna de Engenharia Civil na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A fundadora continua estudando na Udesc, mas trocou o curso de Economia pelo de Administração Empresarial.  

Pouco depois de criar a startup, Fernanda inscreveu o Mercado Novva na Esag Ventures, aceleradora de ideias de negócios da Udesc, um programa ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) – mesma unidade da Udesc onde ela estuda Administração. “Mudou totalmente o rumo da empresa”, afirma. “Sem a mentoria na aceleração, não teríamos migrado para o modelo de negócios de marketplace”. 

Três anos depois da criação, o Mercado Novva permanece como o único site de vendas no Brasil que, além de vender exclusivamente produtos sustentáveis, garante que o consumidor está fazendo uma compra verde. “Nossa equipe faz uma análise tanto do background do vendedor que quer se cadastrar quanto do produto em si”, explica Fernanda. “O fornecedor também assina um contrato garantindo o atendimento dos pré-requisitos para estar na plataforma”.    

PARCERIA E EXPANSÃO PARA VAREJO FÍSICO

Recentemente, a startup fez uma parceria com a Simple Organic, marca criada também em Florianópolis pela empreendedora Patrícia Lima e que aposta numa linha de produtos de higiene e beleza “limpos“ (naturais, sustentáveis e eficazes). Trata-se de um kit com as pastilhas Taste (um substituto da Simple Organic ao creme dental convencional) e as escovas de dentes de bambu Novva. O kit é vendido em modelo de collab, nos sites das duas empresas. 

Kit sustentável de pastilhas feito em colaboração com a empresa catarinense Simple Organic. / Imagem: Divulgação

O Mercado Novva segue expandindo tanto a área de atuação, com itens disponíveis também nas gôndolas de supermercado, quanto a linha de produtos com marca própria, vendidos também em lojas físicas de empresas de varejo parceiras.  Os produtos podem ser encontrados em grandes redes de farmácias como Droga Raia, Drogasil, Panvel e Vegan Pharma, além de redes de supermercados (Hippo, em Florianópolis) e lojas de varejo mais especializadas (Divina Terra, Cia da Saúde e Armazém Fit Store).A curadoria de produtos sustentáveis de saúde e beleza e artigos de cozinha, com vendas pelo site e entregas em todo o país, continua sendo um diferencial.

Fernanda valoriza a importância da universidade e da aceleradora para quem quer empreender. “Ter na universidade um programa que te tira da teoria e te apresenta completamente a prática do empreendedorismo é um privilégio enorme”, enfatiza.O Mercado Novva também estará no estande da Esag Ventures no Startup Summit 2023, de 23 a 25 de agosto, no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis.

Fonte: Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore