O dióxido de carbono (CO₂) é um dos principais gases responsáveis pelas mudanças climáticas e pelo efeito estufa, e projetos estão ficando cada vez mais criativos na tentativa de retirá-lo da atmosfera. Um novo método foi proposto por cientistas do Laboratório Nacional de Brookhaven e da Universidade de Columbia: eles querem usar reações químicas para transformar o CO₂ em nanofibras de carbono.
Como lembrou o site New Atlas, um projeto deste ano conseguiu remover o CO₂ do ar usando um processo de fixação em bactérias vivas. Já outro, de 2023, criaram um concreto e madeira que conseguem absorver o gás. Um de 2022 queria criar a maior instalação do mundo para remoção de dióxido de carbono da atmosfera, no estado americano de Wyoming.
O projeto da vez vai usar reações eletroquímicas e termoquímicas em calor para converter o CO₂ em nanofibras de carbono, que podem ser usadas na construção, por exemplo.
Para além de retirar o CO₂ da atmosfera e reduzir os efeitos das mudanças climáticas, os pesquisadores afirmam que as fibras formadas no processo são superfortes e podem ser usadas na construção.
Especificamente, elas podem integrar o concreto e se manter fixadas por pelo menos 50 anos — potencialmente mais.
De acordo com os estudiosos, até lá, o mundo deve ter mudado as fontes de energia para alternativas que não emitem carbono.
Fonte: Olhar Digital / Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Ana Luiza Figueiredo
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.