fbpx

Unoesc participa de evento dos dez anos da Lei das Comunitárias

O evento, com o tema "Lei 12.881/13: um legado educativo, social e econômico para o Brasil", reuniu reitores e reitoras das Instituições associadas.

O reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antônio De Marco, participou, nesta quinta-feira (3), em Brasília (DF), da 49ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ABRUC).

Homenagens e reconhecimento

A Assembleia também foi prestigiada pelo presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Jean Carlos Calza Ribeiro, e pela presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais de Santa Catarina (Acafe), professora Doutora Luciane Bisognin Ceretta, que na oportunidade foi homenageada com o “Mérito Educação Comunitária”.

Além da presidente da Acafe, receberam a consagração outras 15 personalidades que fazem a diferença para a educação brasileira, incluindo o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello. A programação contou ainda com conferências com o ministro da Educação, Camilo Santana, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Homenagens e reconhecimento

Em 2023, as Faculdades, Centros Universitários e Universidades Comunitárias completam dez anos da promulgação da Lei 12.881/13, a Lei das Comunitárias. Nesse contexto, o objetivo da ABRUC foi relançar os princípios da educação comunitária para o próximo decênio, em especial na construção do Plano Nacional de Educação (PNE) 2024/2034.

“O evento foi alusivo aos dez anos da Lei das Comunitárias, que representa um marco histórico e reforça a relevância desse sistema de ensino superior no Brasil, preenchendo uma lacuna muito importante para o desenvolvimento. Uma lei que junta os esforços das Instituições sem fins lucrativos e que tem um comprometimento único com o ensino superior de qualidade. Também representa a possibilidade de ofertar um ensino qualitativo, por meio das Instituições Comunitárias, nos vários cantos do país, algo que, até então, era uma alçada muito dedicada às Instituições Públicas”, ressalta o reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco.

Reconhecimento ao impacto da Lei no ensino superior brasileiro

Paralelamente à Jornada, no dia 9, acontecerá o Encontro dos Empreendedores do Fitness e Bem-estar. Em pauta, temas como inovações, tendências e mercado fitness, transformação digital e mídias sociais, gestão empresarial, pessoal e financeira, além de programas. Os palestrantes serão os professores Vlademir Coelho e Regis Cleber de Lima e a convidada Daniela Corrêa, técnica de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Fonte: Mayelle Hall / Assessoria de Imprensa Unoesc Joaçaba.

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore