South Summit Brazil 2025 encerra com recordes e reforça papel de Porto Alegre no cenário de inovação

Próximo encontro está confirmado para os dias 25, 26 e 27 de março de 2026, durante o aniversário da capital gaúcha
 
southsummit abertura2025
Foto: Divulgação

A edição de 2025 do South Summit Brazil terminou nesta sexta-feira (11), em Porto Alegre, com a confirmação de seu papel estratégico como um ecossistema de inovação. Ao longo de três dias de programação no Cais Mauá, o evento reuniu 23 mil pessoas de 62 países, incluindo 900 investidores e representantes de 140 fundos, que juntos somam mais de US$ 215 bilhões sob gestão.

Criado em Madrid em 2012, o South Summit chegou a Porto Alegre em 2022. Desde então, tornou-se um ponto de encontro entre startups, corporações e fundos de investimento no Brasil e na América Latina. 

Na cerimônia de encerramento, os organizadores destacaram os avanços em relação à edição anterior e reforçaram a continuidade do evento na cidade — a próxima edição está marcada para os dias 25, 26 e 27 março de 2026 (coincidindo com o aniversário da capital gaúcha). Com cerca de 45% do público vindo de fora do Rio Grande do Sul, a edição também ampliou a presença internacional e marcou Porto Alegre como uma relevante capital latino-americana na agenda de inovação.

“Esse lugar ficou 2,5 metros debaixo d’água. Não era preciso reconstruir apenas uma estrutura, mas uma sociedade inteira. A escolha pelo tema da resiliência é porque esse é o South Summit da superação e da força de reconstruir”, afirmou, emocionado, o presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf.

O encerramento reuniu autoridades como o governador Eduardo Leite, a fundadora do South Summit, María Benjumea, além de representantes do Judiciário, Executivo e lideranças locais, como o prefeito Sebastião Melo, o vice-governador Gabriel Souza e a vice-prefeita Betina Worm. A versão brasileira do South Summit é correalizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e conta com apoio de instituições como IE University, Banco do Brasil, CAIXA, SEBRAE e a Prefeitura de Porto Alegre. 

CINCO STARTUPS PREMIADAS EM COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

Um dos destaques da programação foi a final da Startup Competition, que bateu recorde de inscrições, com mais de duas mil startups de 79 países. Cinco empresas foram premiadas nas categorias principais:

  • Destaque Global: Atacama Biomaterials (Chile) – desenvolve biomateriais com carbono neutro para substituir plásticos de uso único.
  • Mais Sustentável: umgrauemeio (SP, Brasil) – climatech que oferece plataforma integrada para gestão e prevenção de incêndios florestais.
  • Mais Escalável: Jusfy (RS, Brasil) – plataforma jurídica SaaS que centraliza e automatiza rotinas para advogados.
  • Mais Disruptiva: Nanogrow Biotechs (Uruguai) – terapias biológicas com nanoanticorpos de lhamas, voltadas à medicina de precisão.
  • Melhor Time: ALTAVE (SP, Brasil) – soluções de videomonitoramento inteligente baseadas em IA e visão computacional.

Desde sua origem, a Startup Competition já impulsionou startups que captaram mais de US$ 14 bilhões em investimentos. 

Fonte: Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

Compartilhe este conteúdo
B0DCF6

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore