fbpx

Desafios da Política Ambiental: Destruição Atmosférica

Saiba quais são os desafios globais da política ambiental, concentrando-se na destruição atmosférica. Existe uma verdadeira urgência de transições para energias sustentáveis e práticas agrícolas responsáveis, enfatizando a necessidade de ações coletivas para preservar o meio ambiente e assegurar um futuro sustentável.

artigo desafios da politica ambiental destruicao atmosferica lenon tholken hoffmann ascenda digital noticias

Bem-vindo a uma série de postagens que mergulharão nos grandes desafios da política ambiental em todo o mundo.

À medida que a consciência global sobre a urgência das questões ambientais cresce, torna-se fundamental examinar de perto as complexidades e obstáculos enfrentados na busca por soluções sustentáveis.

Esta série explorará os diversos dilemas que envolvem a tomada de decisões e a implementação de políticas ambientais, abordando temas que vão desde as mudanças climáticas até a gestão de recursos naturais, destacando a interconexão entre a política, a sociedade e o meio ambiente.

Destruição Atmosférica

Nenhum outro meio ambiental tem uma importância global tão óbvia quanto a atmosfera que envolve o globo, cujas diversas funções ecológicas são essenciais para a sobrevivência da humanidade e do mundo animal e vegetal.

Ela fornece o ar proverbial para respirar e filtra a luz solar que seria prejudicial sem esse filtro. A atmosfera consiste em aproximadamente 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e apenas 1% de uma série de chamados gases residuais, que determinam em grande parte as condições climáticas do planeta.

Estes incluem dióxido de carbono, metano, vapor de água, óxido de azoto, ozono e clorofluorcarbonos, os chamados CFC.

Aquecimento Global

Acima de tudo, o aumento do dióxido de carbono na atmosfera resultante da combustão de matérias-primas fósseis – nomeadamente petróleo, carvão e gás natural – é a causa do gradual aquecimento global e das alterações climáticas daí resultantes, cujos efeitos ameaçadores são cada vez mais evidentes.

Mesmo um ligeiro aquecimento da atmosfera terrestre traz consigo interações com numerosos outros problemas ambientais e geralmente pode agravá-los.

Pequenas flutuações climáticas podem resultar em alterações profundas na flora e na fauna e, por exemplo, influenciar o comportamento migratório das aves migratórias e dos cardumes de peixes, permitir a propagação de doenças tropicais como a malária e acelerar a degradação dos solos.

O aquecimento descontrolado da atmosfera poderá levar a mudanças profundas no sistema terrestre nas próximas décadas, com consequências de longo alcance para os ecossistemas e para as condições estruturais do desenvolvimento humano.

Camada de Ozônio

Um segundo problema ambiental atmosférico de importância global é a diminuição da camada de ozônio estratosférico. A parte da nossa complexa atmosfera que protege a Terra da perigosa radiação solar ultravioleta a uma altitude de vinte a cinquenta quilômetros é decomposta pela reação com certos produtos químicos (por exemplo, CFCs, brometos de metilo).

Estes produtos químicos estão contidos em refrigerantes e fertilizantes, entre outras coisas, e entram na atmosfera a partir da produção industrial ou através do consumo de bens industriais correspondentes e da agricultura.

O aumento da exposição aos raios UV aumenta o risco de câncer de pele e as lentes dos olhos podem ficar turvas.

Além disso, a atividade da fotossíntese nas plantas é reduzida, o que por sua vez pode resultar em rendimentos reduzidos na agricultura.

Medidas de Mitigação

Nesse contexto, é fundamental adotar medidas globais e coordenadas para mitigar a destruição da atmosfera.

A transição para fontes de energia mais sustentáveis, a redução do uso de substâncias prejudiciais à camada de ozônio e a promoção de práticas agrícolas sustentáveis emergem como ações cruciais.

Somente através de um compromisso coletivo com a preservação da atmosfera, podemos aspirar a um futuro sustentável, protegendo a diversidade biológica, a saúde humana e a estabilidade climática.

Compartilhe este conteúdo

lenon hoffmann autor artigos assessoria ambiental ascenda digital noticias

Escrito por Lenon T. Hoffmann

Administrador e Consultor Ambiental

B0DCF6

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital

lenon hoffmann autor artigos assessoria ambiental ascenda digital noticias

 

Escrito por Lenon T. Hoffmann

Administrador e Consultor Ambiental

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore