A solenidade aconteceu no anfiteatro da Universidade e reuniu comunidade acadêmica, representantes do Poder Público, de entidades, empresários, comunidade em geral e imprensa.
A oferta do mestrado em Campos Novos é uma resposta estratégica às necessidades do agronegócio, que busca profissionais qualificados e capazes de implementar soluções inovadoras, promover a saúde animal e garantir a sustentabilidade da produção, contribuindo diretamente para o avanço do setor e para a saúde pública. As inscrições estão abertas no site da Universidade. (
https://stricto.unoesc.edu.br/ppgspa/).
— O primeiro lote de inscrições vai até o dia 2 de dezembro. As aulas serão ofertadas semanalmente ou quinzenalmente a depender da disciplina, de forma presencial nas sextas-feiras, no período noturno, e no sábado, manhã e tarde. É uma grande chance para qualificar-se em uma área que abre muitas oportunidades, uma vez que Campos Novos é uma potência no agronegócio — afirmou a professora Lilian Kolling Girardini.
O Laboratório de Reprodução Bovina está localizado no térreo do Bloco 3 do setor de Medicina Veterinária na Unoesc Campos Novos. É especializado em reprodução assistida de animais, com ênfase em produção in vitro de embriões (PIVE) bovinos, fundamental para a elevação da qualidade genética dos animais, eficiência reprodutiva e inovação e desenvolvimento do agronegócio regional. Conta com uma metragem de 100,74 m², com equipamentos de alta tecnologia. Aguarda-se a liberação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para iniciar as operações comerciais atendendo os produtores.
— Além da produção de embriões in vitro, o laboratório realiza também o congelamento de embriões. Em breve, com a adequação do Laboratório de Biologia Molecular, serão oferecidos os serviços de sexagem de embriões, genotipagem, análise de paternidade e análises genômicas. Além disso, atividades externas ao laboratório como aspiração folicular (OPU), transferência de embriões em tempo fixo (TETF), diagnóstico e sexagem gestacional também serão brevemente oferecidas — explicou o coordenador do laboratório, professor Fabio José Gomes Bertipaglia.