fbpx

Unoesc participa do projeto de inovação Auditabilidade Algorítmica

A Unoesc tem o orgulho de anunciar a participação do Professor Doutor Vinícius Almada Mozetic no projeto "Auditabilidade Algorítmica".
Fotos: Eduardo Valente / Secom

O projeto conta com a iniciativa conjunta do Gabinete de Segurança e Inteligência (GSI) do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, representado pela Doutora Vanessa Fusco Nogueira Simões, e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenada pelo Professor Doutor Wagner Meira Júnior.

Auditabilidade Algoritmica

O projeto “Auditabilidade Algorítmica” tem como principal objetivo investigar estratégias para avaliação de risco da implantação de aplicações baseadas em algoritmos de Inteligência Artificial (IA), no contexto brasileiro. Isso envolve a criação de uma fundamentação conceitual para IA responsável, adaptada à realidade do Brasil, e a análise empírica de um estudo de caso baseado em dados reais.

O projeto, previsto para iniciar em 2024, marca um importante marco para a Unoesc, ampliando a produção científica, reforçando o Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) e estabelecendo valiosas oportunidades para colaborações acadêmicas.

Fortalecimento da pesquisa científfica

A participação fortalece o compromisso da Unoesc com a pesquisa científica de alto nível e a cooperação nacional, além de consolidar o reconhecimento das pesquisas desenvolvidas pelo Professor Vinícius, tanto em nível nacional quanto internacional.

“Participar do ‘Auditabilidade Algorítmica’ evidencia o potencial e a qualidade do trabalho desenvolvido na Unoesc. Esse projeto permitirá um intercâmbio acadêmico valioso, impulsionando ainda mais a nossa produção científica e contribuindo significativamente para a inovação no país”, afirmou o professor.

“Este é um marco para a Unoesc e para o nosso programa. Estamos muito orgulhosos desta conquista, que demonstra a qualidade e o comprometimento de nossa equipe”, ressaltou o coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito, Professor Doutor Robison Tramontina.

Conquista, inovação e excelência acadêmica

A Unoesc agradece a todos pelo apoio contínuo e pela confiança depositada na condução deste projeto. Além da oportunidade para contribuir com o desenvolvimento tecnológico do país e garantir o uso seguro e responsável da IA, este marco é uma prova do compromisso da Universidade com a pesquisa acadêmica de alto nível e a inovação.

“Este projeto é uma conquista significativa que reforça o papel da Unoesc como uma Universidade comprometida com a excelência acadêmica e a inovação. Estamos extremamente orgulhosos desta conquista e agradecemos a todos os envolvidos no projeto”, reiterou o Reitor da Unoesc, Professor Doutor Ricardo Antônio De Marco.

Fonte: Alessandra de Barros / Assessoria de Imprensa Unoesc Joaçaba

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore