Líderes empresariais discutem em Roma acordo Mercosul e União Europeia

O Brasil mantém a expectativa de que o Acordo Mercosul-União Europeia (UE) seja aprovado definitivamente pelo Conselho Europeu até meados de dezembro, conforme declarado pelo embaixador brasileiro na Itália, Renato Mosca

LIDE
Delton Batista, Presidente Sistema LIDE Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ao lado de Francesco Lollobrigida, Ministro da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas da Itália.

A expectativa é que o Conselho Europeu se reúna e aprove definitivamente o acordo Mercosul e União Europeia (UE) até meados de dezembro, disse o embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, acrescentando que o país espera anunciá-lo ainda neste semestre, para dar início “a um processo extraordinário da nossa relação, entre duas regiões com 700 milhões de habitantes e US$ 22 trilhões de Produto Interno Bruto (PIB)”.

O intercâmbio entre Brasil e Itália movimenta mais de 10 bilhões de euros. O evento bilateral reúne empresários, investidores, e autoridades, e acontece no momento de discussão do Acordo entre a UE e o bloco sul-americano que prevê a criação da maior zona de livre comércio do mundo, uma grande oportunidade de negócios para os estados do Sul do Brasil.

O Fórum LIDE Brasil Itália reúne representantes dos dois países para um amplo debate sobre economia, energia, sustentabilidade, inovação e agronegócio, fortalecendo a cooperação estratégica entre as nações.

O iminente acordo Mercosul-União Europeia gera tanto oportunidades quanto desafios para Santa Catarina e Rio Grande do Sul, principalmente através de uma redução redução de tarifas de importação, barateando insumos e bens de capital que pode beneficiar setores exportadores catarinenses (como a indústria metal-mecânica e de tecnologia) e gaúchos (como a indústria de máquinas e equipamentos, e o setor agroindustrial).

O empresário Delton Batista, que lidera o LIDE no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, representa o setor produtivo dos dois estados do Sul do Brasil durante o fórum econômico que trata este e outros temas de interesse do mercado brasileiro.

Para ele, a diplomacia comercial abre portas para negociações com potencial de gerar expansão das empresas e benefícios para toda sociedade.

Entre os participantes do Fórum em Roma, autoridades brasileiras como Eduardo Gomes (vice-presidente do Senado), e Gilmar Mendes (ministro do STF), ao lado de autoridades italianas como Francesco Lollobrigida (ministro da Agricultura) e Roberto Gualtieri (prefeito de Roma), além de grandes lideranças empresariais como José Batista Júnior (JBJ Agropecuária), Kennedy Alencar (Vale) e Riccardo Pozzi (Enel Itália).

Para Francesco Lollobrigida, Ministro da Agricultura da Itália, “o acordo é uma oportunidade para derrubarmos barreiras tarifárias e aproximarmos os negócios entre os países”.

Fonte: Redação Economia SC

Compartilhe este conteúdo
B0DCF6

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore