fbpx

A Maior Competição de Empreendedorismo Universitário do Brasil, o REUNI Challenge, acontecerá em setembro

Com expectativa de reunir mais de 250 universitários, o REUNI Challenge lança data do evento quatro meses antes
 

A maior competição de empreendedorismo universitário já tem data para acontecer. Nos dias 04, 05, 06 e 07, a cidade de Lages receberá universitários de todos os estados do país para uma imersão de empreendedorismo que promete definir qual universidade é a mais empreendedora do Brasil. Durante o evento, os universitários vão representar suas universidades e mostrar que é possível criar uma startup em quatro dias, solucionando um problema real da sociedade. O evento acontece no município de Lages, Santa Catarina, sediado e realizado pelo Orion Parque Tecnológico. As inscrições serão abertas em breve e os interessados podem saber mais aqui.

Em 72 horas de evento, as equipes participam de talks para orientação das etapas seguintes e são mentorados por um quadro de empreendedores dispostos a contribuir para o sucesso do negócio, além de momentos voltados para a socialização e interação entre os participantes. Para a edição de 2024, o Coordenador do REUNI Challenge, Salomão Eineck, conta que a expectativa de novas conexões é grande. “Esperamos que no REUNI deste ano tenhamos diversas conexões sendo geradas, além de muito empreendedorismo na veia. Que o evento seja incrível para todos os alunos e professores e quem vença a universidade mais empreendedora”.

O renomado empreendedor, Fernando Seabra, é o principal embaixador do REUNI Challenge e participou presencialmente da edição de 2023, compondo a banca avaliadora e encantando os universitários com o talk mais esperado do evento. Seabra também pode conhecer de perto as equipes e conversar com os universitários que buscam trilhar o caminho do empreendedorismo.  

Criado em 2016, o REUNI é um projeto de fomento ao empreendedorismo universitário que tem como objetivo contribuir para a construção do espírito empreendedor e estímulo para que as universidades trabalhem ações e iniciativas de empreendedorismo no campus. No escopo do REUNI, existem o REUNI Challenge, que se caracteriza como a maior competição de empreendedorismo universitário do Brasil, o REUNI Experience, que é uma competição entre os acadêmicos de uma única universidade para descobrir qual equipe é a mais empreendedora, e o REUNI Acompanhamento, chamado hoje de Orion Lab, que tem como objetivo trabalhar etapas de acompanhamento para quem tem ideias de negócio ainda em fase de maturação. 

Para a professora Gertrudes Dandolini, docente da disciplina de Engenharia e Gestão da Inovação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vencedora da edição de 2023, participar de eventos como o REUNI tem um valor imensurável, especialmente para aqueles que têm interesse em empreendedorismo ou que estão incertos sobre suas carreiras futuras. “O evento foi extremamente envolvente e superou minhas expectativas. Destaco a alta qualidade dos mentores, a excelente organização e o ambiente saudável e estimulante que foi criado, facilitando a imersão e a participação ativa de todos os envolvidos”.

Na edição deste ano, que acontecerá nos dias 04, 05, 06 e 07 de setembro, o REUNI Challenge promete reunir universitários de todos os estados do país em uma competição com desafios reais de grandes empresas e instituições que deverão ser solucionados por meio de uma ideia de negócio, até o final do evento. A metodologia garante a importância da validação da hipótese de problema, validação da solução, Mínimo Produto Viável (MVP), Pesquisa de Mercado e Pitch, apresentado para a banca avaliadora, que definirá qual equipe representa a Universidade Mais Empreendedora do Brasil.  

Com diversos estímulos à criatividade, os universitários respiram empreendedorismo e inovação em um ambiente inspirador que contribui para a fluidez do trabalho em equipe e superação dos desafios que surgem ao longo da trajetória empreendedora. Os momentos criados ao longo do evento garantem aos participantes uma experiência única, com o intuito de impactar positivamente na trajetória acadêmica e profissional dos universitários, apresentando novos caminhos e auxiliando na descoberta de novos horizontes profissionais.  

Fonte: ACATE – Texto e imagem: Assessoria de Comunicação Orion Parque 

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore