fbpx

A revolução da gestão hospitalar já começou — e com a tecnologia!

Você já ouviu falar em Command Center? Neste artigo, explicamos como a gestão hospitalar foi aprimorada com a tecnologia
Imagem: Deemerwha studio/Shuterstock

Por Eduardo Ceccon, Gerente de Projetos do Command Center MV

A série “Três Dias que Mudaram Tudo”, baseada em uma história real e disponível no streaming, mostra como os funcionários da usina nuclear de Fukushima Daiichi precisaram enfrentar um desastre e gerir uma crise sem precedentes. As boas cenas da sala de situação da usina ilustram o quanto dados à vista são preciosos para que ações corretas sejam tomadas e vidas sejam preservadas.

É fato que frequentemente pensamos em centrais de monitoramento como uma ferramenta importante para gestão de crise. Acreditamos que as diversas informações disponíveis em tempo real e acessíveis em gráficos, imagens e vídeos podem auxiliar um time de gestão somente em momentos críticos. Mas, em um cenário ideal, o monitoramento e as intervenções rápidas precisam fazer parte da cultura de uma instituição e estar diretamente ligadas a todos os processos. 

No setor de saúde não é diferente. Um hospital tem muitas situações ocorrendo ao mesmo tempo, desde o paciente que chega ao pronto atendimento, até as salas de cirurgias, aplicação de tratamentos, área de medicina diagnóstica, o momento da alta. É possível elencar 860 eventos que podem ser mapeados em todos os ambientes hospitalares, um número enorme para receber a atenção dos olhos humanos. É algo que só é possível com a ajuda da tecnologia. 

A partir de nossa experiência, posso dizer que ter a tecnologia somada à expertise humana, mapeando processos e agindo de forma assertiva, é o caminho seguro para o tripé do sucesso da instituição: rastreabilidade on time aos fatos de gestão, segurança ao paciente e sustentabilidade econômica. Essas visões contam com monitoramento constante de dados e tomada de ações, com apoio integral de profissionais especializados.

Explico melhor: as centrais de monitoramento passam a maximizar e qualificar processos centrais já presentes e dentro dos ecossistemas da gestão da instituição. Dessa forma, é possível fazer um monitoramento contínuo do universo de dados hospitalares, bem como registro de paciente(s), estoque(s) de medicamento(s), equipamento(s) médico(s) e seus respectivos fluxos dentro da gestão.

Com sistemas integrados e interfaces intuitivas, os profissionais de saúde têm acesso instantâneo a informações atualizadas, permitindo uma visão abrangente das necessidades e demandas do hospital. Assim, é possível identificar rapidamente pontos críticos e agir de forma proativa, evitando as falhas que podem comprometer atendimentos assistenciais e fatos administrativos dentro da gestão hospitalar.

(Imagem: Gorodenkoff/ Shutterstock)

Command Center

  • O Command Center também agrega valor na experiência assistencial do paciente, ao oferecer um acompanhamento abrangente e contínuo dos dados de saúde.
  • Essa tecnologia permite que os profissionais identifiquem rapidamente quaisquer anomalias ou alterações dentro da jornada horizontal do paciente na instituição.
  • Com um monitoramento mais preciso, é possível antecipar complicações e tomar medidas preventivas de forma mais eficaz, reduzindo riscos e proporcionando um cuidado mais personalizado e seguro.
  • Por fim, o sistema assegura maior sustentabilidade da instituição, ao fornecer informações para a alocação eficiente de recursos.
  • Com base nos dados coletados e analisados em tempo real, é possível identificar gargalos e otimizar ciclos financeiros das contas, follow up a eventos de gestão econômicos, instigando análises como: tudo que se produz se fatura? Se recebe e com qual resultado?
  • Desde a jornada de cuidado com o paciente até a economia de recursos, o Command Center impulsiona a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde. Afinal, a integração de informações, a agilidade nas decisões e o monitoramento contínuo dos pacientes são pilares essenciais para uma saúde mais eficaz e sustentável.
Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore