fbpx

ACATE celebra 38 anos protagonizando suporte aos negócios de tecnologia em SC

Associação fortalece conexões no ecossistema de inovação catarinense e amplia iniciativas para apoiar empresas a cada ano
 
 

Há 38 anos, no dia 1º de abril de 1986, nasceu a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). No início de sua história, a entidade criada por empresários das áreas de telemática e eletrônica na Grande Florianópolis abria suas portas para abrigar empresas em um condomínio que propiciava um ambiente fundamental de suporte para a operação de negócios. Em quase quatro décadas, a ACATE se tornou protagonista da consolidação de um ecossistema estadual fértil na geração de novos negócios, empregos e propulsor do desenvolvimento de empresas que despontam no Brasil e no mundo.

Hoje, são mais de 1.700 empresas somando forças a uma instituição de empreendedores para empreendedores, que amplia ano a ano as formas de impulsionar o setor de tecnologia e o relacionamento com demais organizações, sociedade e governos. 

O presidente da ACATE, Iomani Engelmann, celebra mais um aniversário da Associação destacando os esforços conjuntos que tornam Santa Catarina um polo de inovação e empreendedorismo reconhecido nacional e internacionalmente. “Ser protagonista é criar marcos na história. É tornar-se referência e impactar todos ao seu redor. E há 38 anos, fazemos isso na ACATE. Para nós, o protagonismo de um ecossistema é construído a partir de conexões e parcerias. Por isso, hoje, criamos um futuro mais inovador junto às nossas mais de 1.700 empresas associadas”, ressalta.

As empresas de tecnologia de Santa Catarina encontram na ACATE uma representação sólida em defesa de seus interesses, conexões com um grupo de empresas de portes e soluções diversificadas, além de uma rede de apoio composta por programas e benefícios que atendem a negócios em diferentes fases, eventos, Centros de Inovação e polos regionais em todo o estado.

Por ano, a ACATE impacta diretamente centenas de empresas em estágios iniciais na Rede MIDITEC de incubadoras e nos programas ACATE StartupsBRDE Labs SC e Jornada Startups. Outras centenas de startups, grandes e médias empresas são impactadas nos programas LinkLabVerticais de Negócios e nos Grupos Temáticos Mulheres ACATE, de Internacionalização e de Investimentos

Os 10 polos regionais da entidade abrangem cerca de 700 empresas, que representam 41% do total de empresas associadas. Com cinco Centros de Inovação em Florianópolis e outros dois em Chapecó, a Associação abre suas portas para dezenas de empresas residentes e milhares de pessoas em eventos de tecnologia, inovação e empreendedorismo.

As iniciativas e espaços criados pela ACATE ao longo dos 38 anos são frutos de uma cultura de associativismo e colaboração amparada pela contribuição de empresários que, de forma voluntária, se unem para devolver ao ecossistema toda a cooperação recebida em suas jornadas empreendedoras. Além de associadas, somam esforços empresas mantenedoras, sejam elas catarinenses, de outros estados e países, mas que acreditam na entidade para fomentar a inovação em seus próprios negócios e para impactar positivamente outras empresas.

Conexões que fortalecem o ecossistema

Em parceria com outras organizações e instituições, a ACATE também compartilha a experiência em tecnologia e inovação reunida em sua trajetória e pelas pessoas que fazem parte da Associação. Entre os cooperadores, está o Sebrae, parceiro da ACATE no Startup Summit, na Rede MIDITEC e no programa Jornada Startups, além de projetos como a estruturação do Polo de Referência em Bioeconomia do Sebrae na Amazônia. Em outra iniciativa, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) promove junto à entidade duas etapas do programa BRDE Labs SC, as quais aceleram a máquina comercial de startups e preparam os negócios para a captação de investimentos.

Ao lado do Governo do Estado de Santa Catarina, a ACATE e os polos regionais desempenham o papel de agentes integradores das mesorregiões de SC em prol do setor de tecnologia e do ecossistema. No âmbito municipal, a Associação atua de forma próxima para aprimorar a infraestrutura e as legislações acerca de CT&I nas cidades catarinenses. Além disso, desde 2020, a entidade estabeleceu em Florianópolis junto a Prefeitura Municipal uma Rede de Inovação, a qual conecta Centros de Inovação locais para estimular o empreendedorismo tecnológico.

Nos últimos anos, a Associação estendeu seu apoio aos negócios facilitando o acesso a crédito para fomento à inovação e à sustentabilidade financeira das empresas através do Fundo Garantidor ACATE (FGA). Cerca de R$ 14,5 milhões foram liberados em financiamentos junto a cooperativas de crédito e bancos regionais para 89 empresas de todo o estado. 

Sensível às dificuldades do setor de tecnologia, a ACATE é uma importante parceira de instituições de ensino e governos para estimular a qualificação e a contratação de novos talentos para suprir a alta demanda de vagas abertas pelas empresas. Desde 2021, mais de 34,6 mil pessoas, entre jovens e adultos, foram beneficiadas por iniciativas de educação tecnológica.

O relacionamento da ACATE com diferentes atores e organizações promove também a luta pelos interesses das empresas de tecnologia, por exemplo, em temas como a Reforma Tributária e a desoneração da folha de pagamento, pautas em voga nos últimos meses e que a Associação liderou mobilização em defesa do setor. Outras conexões realizadas pela ACATE levam negócios de SC para o mundo, através de missões internacionais e estímulos à internacionalização de empresas.

Todas essas parcerias fortalecem o ecossistema de inovação catarinense proporcionando que o estado e suas empresas de tecnologia também se tornem protagonistas de transformações no mercado, na sociedade e em diversos setores. Para o presidente da ACATE, Iomani Engelmann, “a nossa associação é a prova de que o verdadeiro protagonismo se faz a partir da união de todos”.

Mostre que a sua empresa faz parte dos 38 anos da ACATE, sendo protagonista no setor de tecnologia e no ecossistema de inovação catarinense. Clique aqui e baixe o Selo Associadas ACATE 2024!

Fonte: ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore