fbpx

Ágora Tour: programa de “experiência e imersão” quer estimular turismo de negócios em Joinville

Projeto do Ágora Tech Park, desenvolvido em parceria com Sebrae, Join.valle e Convention Bureau, busca atrair empreendedores, executivos, comunidade acadêmica e investidores ao ecossistema da terceira melhor cidade para empreender no país.

Ágora Tour programa de experiência e imersão quer estimular turismo de negócios em Joinville
Foto: Divulgação

Turismo de negócios e tecnologia podem caminhar juntos? Em Joinville, maior cidade de Santa Catarina e considerada a terceira melhor do país para empreender (segundo ranking divulgado em 2023 pela Endeavor e Escola Nacional de Administração Pública), uma iniciativa do Ágora Tech Park em conjunto com outros players institucionais do município, quer fortalecer o potencial de turismo de negócios junto ao ecossistema de inovação. 

Ágora Tour é um programa de experiência e imersão com agenda exclusiva em um dos principais ecossistemas de tecnologia emergentes no país. Criado em 2019 com o objetivo de fortalecer o ambiente de inovação de Joinville – e potencializar a criação de startups e a conexão com grandes empresas, atrair novos negócios e eventos – o Ágora Tech Park está localizado dentro do maior parque empresarial multissetorial da América Latina, o Perini Business Park.

“Os ecossistemas de inovação e o turismo de negócios têm uma ligação muito estreita. Quando há uma demanda por colaboração e busca por soluções e projetos inovadores, estes ecossistemas dispõem de uma concentração de pessoas e entidades com esse mindset colaborativo, cooperativo, que exponencializa iniciativas. Este é o ambiente propício para fortalecer e direcionar esforços para o turismo de negócios”, explica o diretor executivo do Ágora, Ricardo Fantinelli

O programa Ágora Tour é voltado para quatro perfis de visitantes: pesquisadores e acadêmicos que buscam conhecimento e conexão com outras instituições de ensino e pesquisa; executivos e empresários; empreendedores e startups; além de investidores. Ele foi criado em consonância com um programa de estímulo ao turismo no município envolvendo a prefeitura municipalConvention Bureau Joinville e Sebrae/SC – além do Perini Business Park e Join.valle (entidade de apoio ao empreendedorismo inovador na cidade). 

Vocação para unir turismo e tecnologia

“Joinville tem uma vocação natural para o desenvolvimento do segmento do turismo de negócios e a iniciativa do Agora Tech Park, ao formatar um programa de visitas, aliando aprendizado, boas práticas e permitindo conexões entre os diversos atores do ecossistema local, vem contribuir, para colocar Joinville na vitrine nacional e internacional dos negócios e da inovação e consequentemente, consolidar este segmento de turismo, tão importante e estratégico para a cidade”, reforça Giorgio Augusto Souza, executivo do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.

As primeiras visitas do programa Ágora Tour começaram em junho, com missões acadêmicas (Universidade de Passo Fundo) e de núcleos de jovens empreendedores de Santa Catarina. Durante o maior evento de negócios da cidade, a Expogestão, o parque tecnológico criou uma agenda especial para receber cerca de 90 participantes do encontro interessados em conhecer a infraestrutura – e o próprio Perini Business Park, onde o Ágora está instalado, ao lado de quase 300 empresas que geram mais de R$ 5 bilhões de faturamento/ano. 

Em 2022, o Sebrae/SC realizou uma consultoria para apoiar a equipe do Ágora no desenvolvimento de um novo produto turístico. “Joinville é um destino que está na rota de quem busca inovação – somos nacionalmente conhecidos por nosso parque industrial e tecnológico, e por ser a casa de muitos eventos importantes de diversos setores produtivos. É uma satisfação vermos o Ágora Tour sair do papel e poder ser vivenciado por turistas, gerando conexão para possíveis novos negócios e fomentando ainda mais o desenvolvimento da região”, comenta Milena Zimmermann de Freitas, Gestora de Projetos da Regional Norte do Sebrae/SC. 

“Joinville é um caso único nessa conexão entre o empreendedorismo inovador e o turismo. A cidade é uma das maiores economias do Sul do país, com potencial de negócios gigantesco quando se conecta essa matriz à perspectiva de novos projetos de tecnologia e inovação. O mesmo acontece com o turismo, já que a “cidade das flores”, como é conhecida, é palco de eventos culturais como o tradicional Festival de Dança de Joinville, e corporativos, como a Expogestão”, ressalta Fantinelli, diretor do Ágora.

Em 2022, o parque tecnológico recebeu uma média de 367 visitantes por mês para conhecer a infraestrutura e os projetos – deste total, mais de 40% destes encontros são convertidos em rodadas de negócio. Ao todo, foram 109 visitas nacionas e 14 internacionais, com representantes de 10 países.

Fonte: Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore