fbpx

Alerta de tempestades no Brasil: veja se onde você está será afetado

Imagem: shutterstock/GuilhermeMesquita

Os próximos dias serão de muita chuva no Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou partes do Sul, Sudeste, Norte e Nordeste em alerta amarelo para o risco de tempestades. Uma faixa entre o norte de Minas Gerais e o Pará está com o alerta laranja ativado. O alerta vale entre esta segunda-feira (29) e a manhã de terça (30).

  • Partes do Brasil em alerta amarelo de risco de chuvas;
  • Aviso do Inmet vale até a manhã desta terça-feira (30);
  • São esperados tempestades e chuvas nos próximos dias.

De acordo com o Inmet, o alerta amarelo indica Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Muita chuva e tempestade

Confira abaixo a previsão do tempo detalhada para todo o país nos próximos dias.

 
Previsão de chuva para 1ª semana (29/01/2024 a 05/02/2024). Fonte: INMET.

Região Norte: são previstas pancadas de chuvas no decorrer da semana, com valores maiores que 50 milímetros (mm) em praticamente toda a região, mas principalmente em áreas do Pará, Amazonas, sul de Roraima, Acre, Rondônia, Amapá e Tocantins, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados. No centro-norte de Roraima, não há previsão de chuvas (áreas em branco no mapa).

Região Nordeste: a previsão é de chuvas intensas durante a semana, que deve atingir, principalmente, áreas do Maranhão e oeste do Piauí com acumulados superiores a 50 mm. Além disso, áreas do centro-sul do Piauí, oeste e sul da Bahia, os acumulados podem superar os 20 mm. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: são previstas pancadas de chuvas localmente fortes, com volumes maiores que 60 mm, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas, principalmente em áreas de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro, bem como no leste de São Paulo devido a canalização de umidade. Nas demais áreas, há previsão de chuvas com menores acumulados, podendo superar os 20 mm. No Mato Grosso do Sul, a previsão de pouca chuva.

Região Sul: estão previstas chuvas isoladas em áreas do leste do Paraná e Santa Catarina no decorrer da semana, podendo superar os 20 mm. No interior da região, há previsão de pouca chuva. No sudoeste do Rio Grande do Sul, não há previsão de chuvas (áreas em branco).

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore