fbpx

AMU oferece serviço de reabilitação em diversas especialidades para pessoas que foram acometidas pela Covid-19

O Serviço de Reabilitação Pós-Covid (SER Pós-Covid), que funciona no Ambulatório Universitário (AMU) da Unoesc, está com vagas disponíveis para atendimento

Sequelas neurológicas, motoras, cardiorrespiratórias, psicológicas e fonoaudiológicas são algumas das condições tratadas. Atua no local uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista e assistente social.

O Programa SER Pós-Covid está prestando serviços há cerca de um ano. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira e são possíveis por meio de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, sendo os pacientes regulados para ingresso por meio do SIS-REG (Sistema de regulação) feito na Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba. Só no último semestre foram mais de 5 mil procedimentos, número que é expressivo, mas poderia ser ainda maior, visto que o programa contempla mais de 50 municípios da Macrorregião de Saúde do Meio-Oeste, compreendendo as Regionais de Saúde de Joaçaba, Videira e Concórdia.

— Estamos reforçando a divulgação deste importante serviço, pois temos capacidade de atendimento muito além do que já realizamos. Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde já sinalizou que irá reestruturar o programa, visto a melhora no cenário pós-pandemia da Covid-19, e como as especialidades abrangem patologias diversas, manter o serviço ativo e com boa taxa de procura fará a diferença na manutenção — comentou a coordenadora do projeto, professora Liliane Simara Fernandes.

Para que o atendimento seja realizado no Serviço de Reabilitação, os pacientes que tiveram Covid-19 devem procurar a Estratégia de Saúde (ESFs) dos bairros onde residem. De lá serão encaminhados para as Secretarias de Saúde dos municípios que, por sua vez, incluirão os pacientes no SIS-REG.

— A entrada de novos pacientes no programa ocorre por meio de agendamento com a primeira consulta nas quintas-feiras pela manhã. Inicialmente, enfermeira e médico avaliam e em paralelo acontece o atendimento com todos os demais profissionais da equipe. Tudo é feito de forma gratuita e a duração do acompanhamento ocorre conforme a necessidade de cada paciente — destacou Liliane.

Com o objetivo de fortalecer o projeto, estão sendo realizadas visitas às Secretarias de Saúde dos municípios. Interessados em saber mais sobre o serviço podem fazer contato pelo e-mail: sercovid.jba@unoesc.edu.br.

Fonte: Mayelle Hall/Assessoria de Imprensa Unoesc Joaçaba

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore