fbpx

Bombeiros atendem 21 ocorrências e Defesa Civil mantém alertas para enchentes e deslizamentos

O estado foi atingido por chuvas intensas e volumosas desde o final da tarde desta terça-feira, 03. Até às 8h desta quarta-feira, 04, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atendeu 21 ocorrências relacionadas ao evento climático.

Fortes chuvas em Erval Velho – Divulgação / CBMSC

“Nossa maior preocupação é com as pessoas. É fundamental que a população fique alerta, acompanhando com atenção as informações e orientações dos órgãos oficiais. O Governo seguirá trabalhando com toda a sua capacidade técnica e operacional para proteger a vida e minimizar os prejuízos”, frisa o governador Jorginho Mello.

Até o momento foram registradas ocorrências nos Batalhões de Bombeiros Militar (BBM) com sede em: Canoinhas (9º BBM); Joaçaba (11º BBM); Florianópolis (1º BBM); Itajaí (7º BBM); Chapecó (6º BBM); Xanxerê (14º BBM); Curitibanos (2º BBM); Balneário Camboriú (13º BBM); São Miguel do Oeste (12º BBM).

Defesa Civil

A Defesa Civil de Santa Catarina também emitiu duas atualizações meteorológicas para o estado: uma sobre temporais e a outra sobre chuva volumosa. Estas condições ocorrem devido a uma atuação de frente fria que se aproxima. Nesta quarta, 4, estão previstos temporais em todo estado, acompanhados de rajadas de vento e chuvas intensas. Nas áreas em laranja do mapa, o risco é alto para ocorrências como destelhamentos, queda de árvores, danos a rede elétrica, e alagamentos. Já nas áreas em amarelo o risco é moderado para ocorrências. 

Já para quarta-feira, 4, a previsão indica chuva volumosa em Santa Catarina, podendo registrar acumulados acima de 100 mm nas áreas em laranja do mapa, incluindo, também, as áreas da Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul e Grande Oeste. Nas regiões em laranja, o risco é alto para enxurradas e deslizamentos, já nas áreas em amarelo o risco é moderado. 

Foto: Ricardo Trida/SECOM

Ao longo do dia, em todas as regiões do estado, é esperado volume médio entre 60 e 90mm que podem superar 100mm, atenção para as áreas em laranja do mapa, que incluem parte da Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul e Grande Oeste. Nestas regiões o risco é alto para enxurradas, alagamentos e deslizamentos. Nas áreas em amarelo o risco é moderado.

Nota Hidrológica

Ao longo da madrugada desta quarta-feira (04/10) foram registrados altos volumes de chuva em praticamente todo o estado de Santa Catarina, com pontuais que ultrapassaram os 100 mm nas bacias hidrográficas do Rio Itajaí, Rio do Peixe, Rio Jacutinga e Rio Canoas. Foram registrados alagamentos e enxurradas em diversos municípios. Os níveis dos rios na região do Alto Vale subiram rapidamente e nesta manhã foram fechadas as comportas das Barragens Oeste (Taió) e Sul (Ituporanga)

Temporais isolados com risco de alagamentos no Oeste

A Defesa Civil também emitiu um alerta de risco para temporais isolados com raios, rajadas de vento e alagamentos no Oeste do estado. O aviso vale até as 13h, podendo se estender ao longo desta quarta-feira. As cidades de Curitibanos e de Erval Velho apresentam alagamentos expressivos e devem ter atenção redobrada sobre as chuvas.

Fique atento aos riscos

-Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;

-Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;

-Cuidado com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões;

-Se afaste de postes e árvores;

-Fique atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência;

-Fique atento às rachaduras em muros ou paredes.

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore