fbpx

Bombeiros Militares do Distrito Federal participam de instrução no Centro de Treinamento do CBMSC em Joaçaba

Uma delegação formada por 42 bombeiros militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) efetuou uma visita técnica e participou de uma instrução de combate a incêndio estrutural (CIE) no centro de treinamento (CT) anexo à sede do 11º Batalhão de Bombeiros Militar (11º BBM), esta semana em Joaçaba.

A delegação foi recepcionada pelo tenente-coronel Willian Leal Nunes, presidente da Coordenadoria de CIE do CBMSC, e pelo major Ilton Schpil, subcomandante do 11º BBM, membro da coordenadoria e responsável pelo CT-CIE do batalhão.

A delegação compreendia 26 alunos (oficiais e praças) de uma especialização de combate a incêndio estrutural denominada Curso de Operações de Incêndio (COI), além de 12 instrutores e quatro militares da equipe de apoio do CBMDF, sendo que a coordenação do COI escolheu o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) para visitar e buscar conhecimentos na semana de conclusão do curso, bem como realizar treinamentos teóricos e práticos com os instrutores de CIE do nosso estado.

No centro de treinamento os alunos receberam instruções sobre ventilação por pressão positiva, com uso de ventiladores, bem como por pressão negativa ou hidráulica, com uso de mangueiras e esguichos. Além disso, puderam treinar com os bombeiros militares catarinenses algumas ações táticas e técnicas de combate a incêndio, como os ataques transicional, tridimensional e direto, assim como progressão em ambiente confinado sem visibilidade e ventilação.

As instruções foram ministradas pelos seguintes instrutores de CIE do CBMSC: tenente-coronel Willian Leal Nunes, major Ilton Schpil, sargento Thiago, sargento Leno, sargento David, sargento Azevedo e soldado Borba, com apoio técnico do bombeiro civil profissional Braga. Ao final, tiveram uma conversa com o tenente-coronel André Luiz Grigulo, comandante do 11º BBM, o qual destacou a importância do intercâmbio entre as instituições e agradeceu pela visita recebida, pois esta fortalece os laços institucionais entre as duas corporações e proporciona uma valiosa oportunidade de capacitação dos profissionais instrutores e alunos.

O CBMSC tem se tornado uma referência nacional no âmbito do combate a incêndio estrutural, assim como em outras áreas de atendimento operacional, utilizando-se de técnicas e táticas avançadas de combate, estratégias de resgate em situações de risco elevado e a utilização de equipamentos de proteção de última ponta.

A iniciativa do CBMDF demonstra o compromisso das instituições de bombeiros de todo o país em aprimorar sua capacidade de resposta, visando propiciar maior segurança à sociedade brasileira por meio da busca constante por conhecimento e experiências em combate a incêndios e situações de emergência.

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore