BRDE Labs SC inicia atividades com startups selecionadas para etapa Venture

As 40 empresas participantes foram recebidas em um evento de abertura do programa que oferece capacitação e oportunidades de investimentos
 
 
DSC02770-1

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, em parceria com a ACATE, realizou o evento de abertura das atividades da etapa Venture do programa BRDE Labs SC. As 40 startups selecionadas para o programa estiveram reunidas na sede do banco, em Florianópolis, em um evento de celebração da entrada das empresas nesta nova fase de aceleração de negócios catarinenses.

As startups que vão trilhar a capacitação rumo aos investimentos no BRDE Labs SC Venture receberam as boas-vindas do superintendente da agência do BRDE em Florianópolis, Marcone Souza Melo. Ele destacou que o programa reflete valores do estado catarinense como o associativismo e a cooperação para o desenvolvimento das empresas de tecnologia: “O fomento à inovação tem várias etapas, entre as quais o BRDE promove financiamentos e possui fundos de investimentos para aportar recursos no início das startups. Com o BRDE Labs Venture, que só foi possível pela parceria do BRDE com a ACATE, nós vamos apoiar a etapa de tracionamento das startups”.

A vice-presidente de Finanças da ACATE, Annalisa Blando, também recepcionou as startups participantes e ressaltou o impacto positivo gerado pela iniciativa desde as primeiras edições do BRDE Labs SC Growth em 2022 e 2023, que apoiou as empresas na aceleração de suas máquinas de vendas. “A parceria do BRDE com a ACATE tem um impacto extremamente positivo e fundamental para a vida dos negócios e para os empreendedores que, por meio do programa, agregam conhecimentos e credibilidade para gerar negócios”.

O evento de início das atividades da iniciativa proporcionou a interação entre os empreendedores em momentos de conexão e apresentou experiências de sucesso em investimentos. Bernardo Duriex, diretor executivo da Voltbras, orientou os participantes com dicas de preparação para a captação de investimentos a partir da trajetória da sua empresa, que entre 2019 e 2023 recebeu aportes em três rodadas, sendo uma delas no valor de R$ 12 milhões.

Após a abertura da 1ª edição do BRDE Labs SC Venture, os empreendedores prosseguem com atividades ainda no mês de abril, quando os negócios receberão diagnósticos iniciais sobre aspectos que precisam desenvolver. Na sequência, no início de maio começam os workshops com temáticas como Venture Capital e fontes de recursos, pitch deck, captação, exit e valuation. 

Os conteúdos serão ministrados pela Questum, assessoria especializada em investimentos e M&A que apoia empreendedores de startups a estruturarem estratégias para a captação de recursos ou para negociações de venda da empresa. “A Questum reúne experiências de empreendedores e investidores que ao longo de suas jornadas orientaram e apoiaram outras empresas nas etapas de captação. Olhamos a fundo para as startups com o objetivo ajudar a identificar o momento certo de captar, quais são as fases e para onde seguir com os investimentos”, detalhou Leopoldo Lima, sócio da Questum, sobre o papel da assessoria como facilitadora do programa.

Além dos conteúdos, os participantes terão acesso a ferramentas de apoio e mentorias individuais com especialistas em negócios e investimentos.

A etapa Venture segue com atividades até o mês de junho, quando as empresas serão avaliadas de acordo com o desempenho no programa e a maturidade atingida durante o processo de formação. As 20 startups melhores posicionadas vão participar do Investor Day, evento final que tem o objetivo de promover a conexão entre os empreendedores e investidores.

O programa BRDE Labs SC em 2024 terá além das 40 participantes para a etapa Venture, outras 100 empresas que serão selecionadas para a fase Growth. A iniciativa de aceleração comercial vai abrir suas inscrições para startups em breve e oferecer oportunidades de premiações em dinheiro e de entrar para o BRDE Labs SC Venture em 2025.

Fonte: ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore