fbpx

Captação de recursos: Ágora debate desafios do mercado durante o Innoverse

Um dos principais gargalos das empresas do setor de tecnologia e inovação é a captação de recursos destinados à pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novos produtos e serviços.

Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) menos de 10% das empresas conseguiram linhas de financiamento público para P&D. Outro estudo, divulgado pela Deloitte, aponta que o principal motivo alegado pelas empresas para não adotar esses benefícios é o excesso de burocracia para a comprovação dos requisitos. 

O tema foi amplamente discutido durante o Innoverse, evento promovido pela Associação Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ) na segunda-feira, 15.05, e que debateu os desafios e perspectivas da captação de recursos. “Eventos como este são essenciais para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento de negócios inovadores, pois fornecem insights valiosos, compartilham melhores práticas e promovem conexões com investidores e financiadores. Além disso, contribuem para a geração e construção de conhecimento, estimulando a troca de ideias e o aprendizado coletivo, enquanto promovem a formação de comunidades engajadas e colaborativas que impulsionam o avanço do ecossistema”, ressalta o diretor executivo Ricardo Fantinelli, um dos participantes do painel de debates.

Levantamento feito pelo Ágora mostra que há pelo menos R$ 6,5 bilhões/ano disponíveis para projetos de inovação. “Este pode ser um processo desafiador, mas existem várias opções disponíveis, dependendo do tipo de inovação, estágio de desenvolvimento e recursos necessários. É um capital que pode ser utilizado para investir em pesquisa e desenvolvimento e implementar novas tecnologias”, completa o diretor. 

Escola de Inovação: vem aí o Ágora Master 2023

Como as empresas e os profissionais podem compreender e se adaptar às aceleradas transformações no mundo dos negócios? Para responder a esta demanda do mercado, o Ágora Tech Park idealizou o programa Ágora Master, uma verdadeira escola de inovação para a era do aprendizado constante (lifelong learning). São cursos rápidos e de média duração em eixos estratégicos – cultura & liderança, inovação & negócios, habilidades do futuro e negócios de impacto – oferecidos por empresas, instituições, consultores e especialistas de referência no ecossistema.

O primeiro curso do Master inicia no dia 14 de junho: Liderança Criativa e Inovadora. O foco é a transformação de mindset nas empresas por meio da criatividade e cultura de inovação, promovido pela WeShine, consultoria especializada no tema situada no Ágora Tech Park e que atende clientes como BMW Group Brasil e Portobello Grupo. Há dois formatos: o curso light, de dois dias e presencial, com foco em metodologias mão na massa; e o premium, com cinco encontros semanais e conteúdo mais robusto.

“Antes, as pessoas se formavam, faziam uma pós-graduação e isso bastava ao longo da carreira pois as empresas tinham uma perenidade. Hoje é diferente e isso exige uma atualização constante para alavancar negócios e agregar mais valor”, explica a designer e empreendedora Maria Regina Runze, consultora da WeShine e que dividirá o curso com o também designer e consultor Douglas Raiser.

Os próximos cursos serão voltados a metodologias e habilidades para o setor de tecnologia e empresas que buscam entender a cultura da inovação aberta, e serão desenvolvidos pelos parceiros Softville e Hotmilk, aceleradora da PUC/PR. 

“O compromisso é de elevar a competitividade de negócios e carreiras do ecossistema de Joinville e região – e é voltado a todos, já que muitas pessoas querem aprender sobre inovação mas não sabem por onde começar. Este é o propósito do Ágora Master”, destaca Maria Regina. 

Programa Ágora Tour recebe comitiva do UPF Parque, de Passo Fundo (RS)

Na terça feira (16.05), o Ágora Tech Park recebeu uma comitiva de Passo Fundo organizada pelo UPF Parque, com empresas e startups para participarem do Ágora Tour, um programa de experiência e imersão com agendas exclusivas no Ágora Tech Park, onde geramos muita conexão, e direcionamentos qualificados para os participantes. 

A visita contou com conhecimento de todas as estruturas do Ágora, projetos estruturantes, visita ao Armazém Datacenter, ao Grupo Alltech, a CLAMED Health Center e DBU, a startup Transfeera e, para finalizar, uma rodada com startups da Softville e muito networking!

Você também pode agendar seu Ágora Tour, acesse o site e fale com o time do parque! 

Presidente da Fapesc visita o Ágora

O Ágora Tech Park recebeu, no dia 9 de maio, a visita de Fabio Wagner Pinto, novo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa, Inovação e Tecnologia do Estado (Fapesc), que veio conhecer os projetos em andamento no parque e debater iniciativas e demandas para o desenvolvimento do ecossistema de inovação do Norte catarinense. Com programas de apoio e editais de P&D, a entidade tem um papel fundamental na conexão entre mercado e universidade, um propósito compartilhado pelo Ágora em diversas iniciativas.  

JEDI XTREME dá a largada no Ágora

Um dos principais programas de desenvolvimento de negócios inovadores do estado, a Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação (JEDI) deu a largada para um novo desafio no último sábado, 20.05, no Ágora Tech Park. Com presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo de SC, Marcelo Fett, o JEDI XTREME reúne grupos de empreendedores que vão prototipar, validar e defender projetos inovadores em um ciclo de ideação e desenvolvimento que encerra no dia 04.06, em novo encontro no Ágora – parte da programação e das atividades acontecem no LinkLab Ágora.

O JEDI é uma iniciativa do Join.Valle que ajuda os empreendedores, por meio de uma metodologia própria e validada ao longo de edições realizadas desde 2019: durante três semanas, os participantes desenvolvem suas startups com apoio de mentores, em seguida vão a campo validar as soluções e apresentam os resultados junto à banca de especialistas no encerramento do evento.  Dezenas de startups do ecossistema de Joinville iniciaram sua jornada após participação no encontro.  

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore