fbpx

CBMSC e PMSC realizam palestras on-line sobre o movimento Setembro Amarelo

CBMSC e PMSC realizam palestras on-line sobre o movimento Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo é realizada desde 2015 e tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar que estes aconteçam. Comprometido com a missão de proteger a vida, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em parceira com a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), promoverá palestras online, no formato de PodCast, que serão transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube do CBMSC. As palestras ocorrerão nos dias 15 e 18 de setembro, às 14h30min.

Serão abordados temas como saúde mental e a prevenção do suicídio, autoconhecimento, como gerenciar o estresse e a crise, comportamento suicida, crise e fatores desencadeantes e protocolo de abordagem ao militar em adoecimento psicológico de risco. Haverá, também, um espaço aberto para realização de perguntas aos palestrantes.

A condução desses momentos será feita pelos seguintes militares: 1º tenente BM Jean Abilio Silva, 2º sargento PM João Roberto Marcelino e cabo BM Mariana Gabriella Sdrigotti. A mediação será feita pelo capitão BM Raniel Teles Ribeiro. 

Experiência dos especialistas convidados

Capitão BM Raniel Teles Pinheiro

– Curso de Formação de Oficiais (CFO), Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – Turma Aspirantes 2014, TCC: “Atendimento a Ocorrências envolvendo Tentativa de Suicídio”;

– Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio – Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo – 2018;

– Membro do Comitê Nacional de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio – CONATTS – LIGABOM. 

1º Tenente BM Jean Abilio Silva

– Graduado em Psicologia pela UFSC;

– Especialista em Gestão Pública pela UFSC;

– Mestre em Psicologia Experimental pela USP;

– Curso de Formação de Oficiais (CFO), Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – Turma Aspirantes 2019 – TCC: “Possibilidades de atuação do serviço de psicologia no corpo de bombeiros militar de Santa Catarina”;

– Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio – Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo – 2019.

– Além de suas atribuições como psicólogo bombeiro militar, faz parte do corpo docente da disciplina de Saúde Mental e Gestão de Situação de Crises.

2º Sgt PM João Roberto Marcelino

– Policial Militar há 27 anos, atuando no Serviço de Psicologia há 8 anos;

– Pós graduado em Avaliação Psicológica e em Psicologia do Trânsito;

– Perito Judicial (psicológico);

– Realiza atendimento clínico, avaliação psicológica e acompanhamento psicológico para avaliação de intervenção bariátrica e procedimento de esterilização masculina (vasectomia).

Cabo BM Mariana Gabriella Sdrigotti

– Graduada em Psicologia;

– Pós-graduada em Psicoterapia Clínica e Avaliação Psicológica pelo Conselho Federal de Psicologia;

– Ingressou no CBMSC em 2014, realizando o Curso de Formação de Cabo em 2022;

– Além de suas atribuições como psicóloga bombeira militar, faz parte do corpo docente da disciplina de Saúde Mental e Gestão de Situação de Crises.

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore