fbpx

Com festivais de arte e tecnologia, Floripa Conecta espera atrair 100 mil participantes em 2023

Hub de eventos que vai movimentar a capital catarinense de 1o. a 31 de agosto apresenta a programação oficial, que soma 130 atrações, como detalha o executivo do projeto, Thaynan Mariano
Foto: Renato Moraes (Divulgação)

Floripa Conecta – hub de eventos criado por lideranças e entidades de classe da capital catarinense em 2019 – anunciou nesta quinta-feira (6) a programação oficial da edição 2023. Com recorde de inscritos, o movimento terá mais de 130 atrações entre os dias 1º e 31 de agosto. Será um mês de atividades que vão de música a games, empreendedorismo e tecnologia a gastronomia. 

A terceira edição consolida a iniciativa como um movimento fundamental de fortalecimento da indústria criativa de Florianópolis — setor que já é uma vocação em SC e segue em ascensão. A expectativa é movimentar mais de 100 mil pessoas em 2023. “O Floripa Conecta nasceu para promover o desenvolvimento econômico da cidade a partir do setor criativo. Hoje somos um grande movimento de criativos dos mais variados setores que se encontra em agosto para celebrar a criatividade e fortalecer nossa economia”, diz Thaynan Mariano, executivo do Floripa Conecta.

No ambiente de startups e tecnologia, o maior evento do período é o Startup Summit – encontro promovido por Sebrae Nacional, ACATE e ACIF que deve reunir cerca de 10 mil pessoas entre os dias 23 e 25 de agosto e já está com ingressos esgotados. Foi em torno do Summit – e de suas realizadoras – que o Floripa Conecta deu a largada em 2019, nos moldes de eventos consolidados globalmente, como o South By Southwest, em Austin (EUA).  

Para os aficionados por tecnologia e games, o Floripa Conecta terá uma série de iniciativas que vão desde eventos de entretenimento, como o Geek Road Floripa e o Stun Game Festival, além de atividades voltadas para o intercâmbio e rodadas de negócios do setor. 

“Estimular a economia criativa e toda a cadeia do turismo e da tecnologia em um mês repleto de eventos só é possível graças à união de esforços de atores que acreditam no potencial econômico da cidade”, diz o gerente regional do Sebrae/SC na Grande Florianópolis, Roberto Tavares. 

“Quando falamos em cultura de Florianópolis, é comum vir à mente características ligadas ao artesanato, à arte e praias. Nessa reflexão, é necessário reconhecer e incluir também a tecnologia, que vem junto e está intimamente ligada à cultura do município”, ressalta Iomani Engelmann, presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).

CRIATIVOS E EMPREENDEDORES REUNIDOS

Dezenas de eventos promovem encontros, capacitações e networking entre quem já empreende e quem quer começar nos negócios no Floripa Conecta 2023. Um deles é o Inova+Ação, que mais uma vez propõe uma série de palestras e mentorias para colocar a inovação em prática; e o Business Week 2023, também voltado para inovação. 

Estão programados ainda o TXM Challenge e iniciativas que estimulam os negócios feitos por mulheres, como o Empreendedorismo Feminino e Escuta Ativa e o Aflora – Feira e Empreendedorismo Feminino.

Entre os destaques nas áreas de audiovisual estão o 3º Festival de Cinema Negro e o 1º Cineclube Trilhas de Criança; de música, como as batalhas da Alfândega, a Roda de Choro Mulheril, a Orquestra de Baterias e shows em palcos alternativos da cidade; e de gastronomia, como a Feira Gastronômica Itinerante da Economia Criativa e o Festival Bom Gourmet.

O Floripa Conecta 2023 é fruto do encontro de ideias e interesses das principais entidades da cidade: Sebrae, CDL, ACIF, Acate e Prefeitura de Florianópolis.  “Essa união é que promove o desenvolvimento regional. A conexão entre iniciativas públicas e privadas é um dos grandes legados do Floripa Conecta”, diz o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Florianópolis, Juliano Richter Pires

A programação completa do Floripa Conecta estará em breve no site floripaconecta.com.br

Fonte: Redação SC Inova, com informações de agências.

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore