Criatividade é o motor da inovação

O final do ano é a época em que refletimos sobre o que aconteceu e nos preparamos para o próximo ciclo

Foto: Daniel Zimmermann.

Mas será que nós realmente utilizamos todo o nosso potencial criativo? Será que não podemos explorar muito mais esse poder? Eu acredito que sim! 

Todo mundo nasce com criatividade. É só olhar qualquer criança no dia-a-dia e ver que ela está presente nas brincadeiras e em todas as atividades. 

Mas, infelizmente, pesquisas indicam que, ao longo do tempo, nós acabamos usando cada vez menos a nossa capacidade criativa. Já parou para pensar nisso?

Criatividade é a capacidade de associar ideias diferentes e criar significados totalmente novos. É conectar pontos que não estavam ligados, e apresentar soluções novas para velhos problemas. 

E, mais do que ter talento, para ser criativo é preciso ter atitude criativa, disciplina e resiliência. É preciso ter foco e tolerância ao erro, e continuar tentando sempre, até acertar. 

Hoje está na moda falar sobre inovação. E sobre processos de inovação. E um dos processos fundamentais para que a inovação aconteça de verdade é a criatividade. A criatividade é o motor da inovação. Pense nisso.  

A economia criativa do Brasil é muito importante, mas tem tanto potencial que poderia ser 10 vezes maior e ainda teria espaço para crescer. Precisamos de uma onda gigantesca de criatividade, com foco, disciplina e consistência, para realizar todo esse potencial e conquistar o mundo com o jeito brasileiro. 

E você, o que tem feito no dia a dia para aumentar a sua criatividade? Como é sua atitude diante da resolução de problemas e na criação de coisas novas?

E na sua empresa, como a criatividade é tratada? Existem momentos, espaços e processos são oferecidos para as pessoas realizarem seu potencial criativo?

Dia Mundial da Criatividade

Eu trago este tema super relevante porque, nesta semana, acontece o Dia Mundial da Criatividade. que além de ser uma data, se transformou em um movimento global, que acontece nos dias 19, 20 e 21 de abril em diversas cidades do Mundo. 

E, em Santa Catarina, vai acontecer em Timbó, Balneário Camboriú, Joinville e Palhoça. Centenas de palestras e atividades para conectar e envolver as pessoas para aumentarem seu potencial criativo.

Eu participo deste movimento e estarei apresentando a palestra de abertura do evento em Timbó no dia 19 de abril às 10 horas. Com o tema: Futurama: Criatividade e o Futuro da Inovação. E em Balneário Camboriú no sábado às 15 horas com o tema: Criatividade, Inovação e tendências para construir as marcas do futuro. 

Se você quer aumentar seu potencial criativo, vale a pena participar do Dia Mundial da Criatividade.

Fonte: Redação Economia SC / D.J.  Castro – Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing e fundador da Nexia Branding.

 

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore