fbpx

Ecossistema Ágora no Desbrave

Novo living lab do ecossistema de inovação de SC

Como implementar inovação no dia a dia das empresas juniores? Este foi um dos temas do DESBRAVE evento de capacitação envolvendo o Núcleo Vale Boreal de Empresas Juniores do Norte de SC e Vale do Itajaí, realizado no último sábado (29.04), em Blumenau.

A programação contou com a expertise de profissionais e empreendedores do Ecossistema Ágora, como Sarah Tonin, analista de inovação do parque, e Guilherme Zimmermann, CEO da Organa Biotech, startup residente no Ágora, que abordou temas como ESG, sustentabilidade, economia circular e sucesso do cliente. 

Na palestra de abertura, Sarah – que é uma das fundadoras do núcleo e foi presidente executiva em 2021 – destacou resultados das EJs da região, “uma das que mais desenvolve empresas juniores no país” e, à tarde, abordou em painel maneiras de potencializar o desenvolvimento por meio de inovação (produção de novos processos e projetos), com base na expertise do Ágora Tech Park. 

“É uma alegria conversar sobre sustentabilidade e trocar experiências com esses jovens, que já sabem mais do que nós. A Organa nasceu no Startup Weekend e se desenvolveu no Ágora, mas somos um laboratório constante de aprendizados. É um pouco da retroalimentação que recebemos desde o Startup Weekend, que agora devolvemos para outros jovens empreendedores”, resume Guilherme.  

LIGA ÁGORA ENSINO MÉDIO: FIQUE ATENTO PARA O RESULTADO DA SELEÇÃO

Falta pouco para a primeira turma do Ensino Médio de Joinville participar da primeira imersão no ecossistema de inovação. O programa Liga Ágora 2023, realizado em conjunto com o Colégio BONJA – patrocinador do ecossistema Ágora – vai apresentar em breve a lista dos alunos selecionados para serem os “guardiões” do ambiente de inovação e de sua conexão com o universo educacional. 

Na primeira etapa, foram inscritos cerca de 60 alunos e, em uma segunda fase de seleção, participaram outros 25 alunos do segundo e terceiro anos do BONJA. Para a prova final, os estudantes foram estimulados a elencar desafios voltados às necessidades do setor educacional e desenvolver soluções em conjunto.

Os participantes utilizaram métodos inovadores, além de suas expertises e soft skills, para entender os problemas e encontrar caminhos para resolução dos desafios. Parte destes conhecimentos foram adquiridos durante os workshops e as imersões realizadas nos últimos meses dentro da parceria entre o Ágora Tech Park e o BONJA.

Acompanhe em nossas redes sociais a lista dos próximos guardiões da Liga Ágora.

EXPOSIÇÃO ÁGORA CULTURAL E INSTITUTO BELAS ARTES

Quem passar pelo hall do Ágora.Hub terá a oportunidade de conhecer o trabalho de um grupo diverso de artistas – crianças, adolescentes e adultos – na exposição Liame, iniciativa do Ágora Cultural com o Instituto Belas Artes de Joinville.

Inaugurada em abril, durante o Dia Mundial da Criatividade, as obras mostram a diversidade do olhar de artistas sobre a ideia da conexão pela arte. A exposição conta, de acordo com os autores, com “imagens infinitas de singularidades ligadas através de histórias dos aprendizes/artificas e facilitadores que se conectaram durante uma jornada de novas descobertas”. 

Poderia ser a definição de um ecossistema – conectar para inovar!

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore