As instituições de ensino de Joinville dominaram o maior evento de empreendedorismo universitário do Brasil, o REUNI Challenge, organizado pelo Orion Parque, em Lages (SC), entre os dias 4 e 7 de setembro. O ecossistema do Norte de SC foi o único a emplacar três finalistas entre os 11 melhores projetos desenvolvidos – e duas delas estiveram nos lugares mais altos do pódio.
A grande vencedora foi a UFSC Joinville, ao desenvolver a startup Plant-X, uma solução prática e eficiente focada no monitoramento de plantios em tempo real. A proposta de valor do projeto inclui um atendimento completo ao produtor, do diagnóstico inicial ao desenvolvimento e implementação do sistema, até o acompanhamento da colheita – além disso, a startup oferece feedback contínuo e promove melhorias constantes na solução, destaca o professor Modesto Hurtado Ferrer, que coordenou a equipe campeã.
Para Victor Bitencourt, estudante do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, que fez a apresentação do pitch final, o REUNI Challenge foi um evento muito intenso e agregador: “a UFSC Joinville sempre teve essa pegada empreendedora e isso ajudou muito a ter mais segurança em relação ao projeto. Além do prêmio, fica o aprendizado sobre empreendedorismo e saber que existem outras possibilidades para atuar, além do contexto empresarial”.
Em segundo lugar ficou o SENAC Joinville, que focou no desafio de como usar a tecnologia para ganhar competitividade na indústria e desenvolveu um sistema que permite o uso da manutenção preventiva em ferramentarias. A outra representante do Norte catarinense, a UDESC Joinville, apostou no desafio para o setor de saúde e explorou a “dor” da falta de conexão entre os sistemas de atendimento aos usuários. O time criou durante o evento uma solução para integrar os diversos cadastros (do SUS, de agências reguladoras e outras), facilitar, dar segurança e agilidade à população.
O REUNI Challenge, que em 2024 completou sua sétima edição, tem como principal objetivo desenvolver o mindset empreendedor em jovens universitários, por meio de uma jornada imersiva, ao longo de quatro dias de intenso trabalho. Nesta edição os participantes tiveram acesso a um banco de oito desafios, que serviu como ponto de partida no processo de identificação do problema, auxiliando o processo de ideação da solução bem como a modelagem dos negócios propostos, exigindo resiliência, criatividade e foco nas soluções.
Ao longo dessa jornada, as equipes foram acompanhadas por um seleto time de empreendedores de diferentes áreas, que atuaram como mentores, orientando e estimulando os estudantes para o desenvolvimento de negócios consistentes e sustentáveis.
Antes da competição, o Ágora Tech Park promoveu um warm-up com alunos de várias instituições de ensino, com participantes até de outros estados, para estimular a visão empreendedora e a competitividade em prol da inovação.
Para o professor Modesto, que também é diretor do Ágora, o resultado é uma vitória incontestável do ecossistema de inovação de Joinville. “Desde o início, nos desafiamos a colocar três equipes no REUNI Challenge e todas elas foram para a grande final, um resultado único entre as regiões participantes. A conquista dos dois primeiros lugares evidencia o nosso esforço, enquanto ecossistema, de preparar alunos e professores de maneira muito orgânica para entenderem os desafios do mercado, buscar soluções e inovar em projetos de relevância para toda a sociedade”.
Fonte: Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.