Estado assina protocolo de intenção com FiberX e traz para o Sapiens Parque investimento de R$ 100 milhões

O governador Jorginho Mello assinou nesta quinta-feira, 11, um protocolo de intenção com a FiberX, empresa de tecnologia do Oeste catarinense que oferece serviços de telecomunicações

TRI_7253
Foto: Ricardo Trida / SECOM

 A empresa irá instalar sua planta de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Sapiens Parque, em Florianópolis. Será um investimento privado de R$ 100 milhões para o desenvolvimento e exportação dos produtos, que prevê a criação de mais de 600 empregos.

A empresa é uma das representantes da Hauwei, que é a maior fornecedora de equipamentos para redes e telecomunicações no mundo, e da Sineng, atuando como distribuidora exclusiva no Brasil. Ambas empresas chinesas se mostram grandes investidoras no mercado de tecnologia no Brasil e em Santa Catarina.

O governador Jorginho Mello explica os investimentos que planeja para as empresas tecnológicas em Santa Catarina, impulsionando o Polo Tecnológico do Estado e apoiando a inovação catarinense. “Nós queremos fazer do Sapiens uma grande cidade inteligente. Não tenho dúvida que teremos um local com empresas importantes e que irão alavancar a economia. Nada melhor que apoiar uma empresa que nasceu no nosso Oeste e que irá entregar empregos e investimentos para o estado”.

Foto: Ricardo Trida / SECOM

Ao oficializar o protocolo de intenções, o Founder e CEO da FiberX, Ivandro Tochetto, destaca a escolha pelo Sapiens Parque para instalar o Centro de Inovação e Tecnologia da empresa, por conta da infraestrutura existente, que inspira e promove iniciativas inovadoras e estratégicas. “Estamos com excelentes expectativas para a concretização desse projeto, assim como temos muito orgulho de investir em nosso estado, potencializando a capacidade de inovação de Florianópolis, e gerando emprego e renda. Temos um projeto audacioso, que envolve muita tecnologia inovadora e automação, sustentabilidade, aproveitamento solar e de água”, explica Tochetto.

O diretor-presidente do Sapiens Parque, Eduardo César Cordeiro Vieira, comenta a parceria com a FiberX e os próximos passos para o Sapiens Parque e como irá investir na tecnologia no estado. “É uma grande empresa que irá trazer investimentos, mais mão de obra e empregos qualificados não só para a região de Florianópolis, mas para todo o estado”, disse Eduardo.

O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, fala sobre a importância de ver mais uma empresa catarinense participando do Sapiens Parque. “A FiberX vem com o objetivo de impulsionar o mercado nacional e internacional, trazendo novos clientes e novos investidores para o Estado. É uma oportunidade ímpar que concretizamos juntamente com o governador Jorginho Mello para a empresa.

Sobre a FiberX

A FiberX começou sua atuação em 2008, em São Lourenço do Oeste, especializada em Tecnologias da Informação e Telecomunicação, sendo uma das maiores integradoras de tecnologia da América Latina.  Produtos como roteadores de serviço, roteadores Wi-Fi e módulos ópticos, são alguns dos produtos que a  empresa oferece com a parceria da Hauwei e Sineng.

Em 2023, a empresa foi listada no Ranking das 500 Maiores do Sul e no Ranking Negócios em Expansão da Exame. No mesmo ano, foi destacada como Best Partner Latin America 2023.

Fonte: ACATE / João Eduardo | SECOM

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore