O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), lançou uma campanha de conscientização contra o abandono e maus tratos de animais
A iniciativa integra o rol de ações do executivo estadual voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de proteção animal, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal da Semae.
A campanha, que traz o mote Não abandone o amor, faz parte do Dezembro Verde e propõe uma abordagem sensível e educativa, de estímulo à reflexão, empatia e responsabilidade com os animais. O conceito parte da ideia de que o amor gera compromisso, inclusive nos momentos difíceis, convidando a sociedade a uma mudança de atitude e alerta para, inclusive, denunciar crimes de maus-tratos pelo telefone 181 da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC).
“Com essa ação, o Governo do Estado reafirma o compromisso com o bem-estar animal, promovendo conscientização, informação e educação como pilares para reduzir o abandono, combater os maus tratos e incentivar a adoção responsável em todo o território catarinense. Nosso objetivo é conscientizar para que tenhamos uma sociedade cada vez melhor para todos: humanos e animais”, destaca o secretário do Meio Ambiente e da Economia Verde, Cleiton Fossá.
As ações incluem intervenções urbanas e campanhas visuais que ampliam o entendimento sobre o que também caracteriza abandono e maus tratos, reforçando a importância da adoção de pets com responsabilidade. A iniciativa prevê a veiculação de conteúdo multimídia integrado, com peças para TV, redes sociais e filmes digitais, além de ativações em equipamentos públicos ao longo dos meses de dezembro e janeiro.
“A ideia da campanha surgiu, a partir de uma constatação, baseada em dados, de que, principalmente nesta época de final de ano e alta temporada, aumentam os casos de adoção, com as pessoas mais sensibilizadas, mas ao mesmo tempo, vemos aumentar os casos de abandono de pets, como nas situações onde as famílias saem de férias ou se mudam, e não tendo como quem deixar ou doar, acabam abandonando os animais a própria sorte. Essa realidade precisa mudar, afinal, pet não é brinquedo e são seres sencientes que sentem fome, medo, tristeza, frio, calor e desamparo, nessas situações”, pontua Fabrícia Rosa Costa, diretora estadual do Bem-Estar Animal Estadual.
Todos os dias milhares de animais sofrem com o abandono e com os maus tratos. Animais de estimação costumam ser presentados na época do Natal, mas nem sempre ficam de forma permanente com as famílias e sofrem o abandono, em especial em períodos de viagens e de férias escolares. Por isso, dezembro foi escolhido para ser o Dezembro Verde, mês da campanha de conscientização da população de que o abandono e maus tratos de animais é crime, de estímulo à guarda responsável e à prevenção desses casos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, atualmente, existam mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil.
A castração é a principal ferramenta para diminuir o abandono e os maus tratos e em Santa Catarina o Governo, por meio da Semae, lançou o Programa Pet Levado a Sério, que visa garantir um futuro melhor para milhares de animais. É o maior programa desse segmento do país. Pela primeira vez na história do estado, o Executivo catarinense realiza um investimento estruturado e de grande porte voltado ao bem-estar animal. Mais de R$17 milhões foram confirmados para investimentos na realização de mais de 80 mil castrações de cães e gatos em 273 municípios catarinenses.
Fonte: Por Ascom | SEMAE
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.