fbpx

Massa de ar frio derruba as temperaturas e terça-feira deve ter mínimas negativas na Serra

Foto: Arquivo Secom

De acordo com o departamento de monitoramento meteorológico da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), a terça-feira, 28, deve ser um dos dias mais frios do ano em Santa Catarina. O avanço de uma massa de ar frio provoca um declínio acentuado nos termômetros. Entre o Grande Oeste e os planaltos, as temperaturas devem oscilar entre 3°C e 7°C, na manhã desta terça, sendo que nos pontos mais altos da Serra, ficarão negativas.

Durante todo o dia, os ventos causados por um ciclone extratropical em alto mar deixam a sensação térmica ainda mais baixa, intensificando a sensação de frio. O frio intenso persiste ao longo da semana, até pelo menos quinta-feira, 30, especialmente nas primeiras horas do dia.

Mar grosso, risco de ressaca e fortes rajadas de vento

O processo de formação de um ciclone no mar, que iniciou nesta segunda-feira, 27, e persiste nesta terça-feira, 28, entre a costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, favorece a agitação marítima entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de sul podendo atingir entre 2,0m e 2,5m.

Entre a terça-feira, 28, e a quarta-feira, 29, com o ciclone já estabelecido em alto mar, a agitação marítima aumenta ainda mais, trazendo condições para mar grosso e ressaca no Litoral Sul, com ondas de sul/sudoeste entre 3,5m e 4,0m próximo à costa.

Na Grande Florianópolis, o mar fica muito agitado e são esperadas ondas de sul/sudoeste entre 2,5m e 3,5m. Nestas regiões, em alto mar e em áreas costeiras, também são esperadas fortes rajadas de vento entre 50 km/h e 70 km/h. O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo para atividades de navegação, pesca, esportes náuticos e erosão costeira.

Por conta da agitação marítima, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil recomenda que a população evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar. As medidas visam garantir a segurança de todos, uma vez que as condições do mar podem apresentar riscos à vida.

Recomendações para a população Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar pontes e pontilhões submersos; Em caso de temporais, evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros; Em caso de frio intenso, redobre a atenção com a população vulnerável e animais; Procure se agasalhar e beber bastante água. Avisos e Alertas da SDC A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.

Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br

 

Mais informações: Jornalista Grasiele Aguiar (ascom@defesacivil.sc.gov.br)

Jornalista Thuana Raimondi (ascom.adm01@defesacivil.sc.gov.br)

Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Fone: (48) 3664 – 7000

Fonte: ASCOM/SDC

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore