fbpx

Nova onda de calor vai deixar as temperaturas perto dos 40°C no Brasil

Imagem: reprodução/Climatempo

Uma frente fria refrescou o Sul e o Sudeste do Brasil nos últimos dias. Mas a previsão é que as temperaturas voltem a subir (e muito) em todo o país a partir deste final de semana. Segundo os meteorologistas, uma nova onda de calor vai levar os termômetros para perto dos 40°C.

Ápice do calor está previsto para entre quarta (13) e quinta (14) (Imagem: VladisChern/Shutterstock)

Menos chuva

  • De acordo com a Climatempo, as chuvas devem ser mais isoladas nos próximos dias, com pancadas em algumas regiões.
  • O fenômeno, característico do verão, vai ajudar no aumento das temperaturas.
  • Com uma precipitação menor, o nível do Rio Acre, que atingiu marcas históricas nos últimos dias, deve começar a baixar lentamente.
  • Também não devemos observar eventos como os fortes temporais em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em Minas Gerais nesta semana. 
  • Os modelos de precipitação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que um volume baixo de chuvas deve ser registrado no Brasil nos próximos dias.
  • As informações são do G1.
Está será a terceira onda de calor do ano a atingir o Brasil (Imagem: Marc Bruxelle /Shutterstock)

Nova onda de calor

Com a elevação gradual das temperaturas ao longo do fim de semana, o Brasil pode ter uma nova onda de calor na próxima semana.

De acordo com a Climatempo, uma massa de ar quente ganha força entre o Paraguai e o norte da Argentina. Combinado a uma área de alta pressão, o calor deve se manter sobre a região por vários dias, dificultando a formação de nuvens carregadas e mantendo o ar seco e em gradual aquecimento.

A previsão indica que essa massa de ar quente deve se expandir para a região Sul, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo. Essas regiões devem ter calor intenso até a próxima sexta-feira (15).

As maiores temperaturas devem ser registradas no oeste da região Sul, sudoeste do Mato Grosso do Sul e no oeste de São Paulo. Nesses locais, pode ser registrada a terceira onda de calor do ano e os termômetros podem chegar a máximas perto dos 40°C. O pior cenário deve acontecer entre quarta (13) e quinta (14).

Fonte: Olhar Digital / Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore