fbpx

Oficina em Santa Catarina discute o futuro da pós-graduação no Brasil

Oficina em Santa Catarina discute o futuro da pós-graduação no Brasil

Iniciativa que visa moldar o futuro da pós-graduação no Brasil, a “Oficina de Construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e de Prospecção sobre Inovações na Pós-Graduação” foi realizada nesta terça-feira (19), em Florianópolis. O objetivo do projeto é percorrer todos os 26 Estados e o Distrito Federal para elaborar o novo Plano Nacional de Pós-Graduação 2024-2028 (PNPG) e influenciar o futuro do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

Participantes da Oficina do Programa Nacional de Pós-Graduação – Foto: Caroline Costa/Fapesc

O evento foi realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, destacou a importância do trabalho integrado. “Agradecemos à equipe da Capes, que está fazendo um esforço pelo Brasil, para ouvir a comunidade. Reforçamos o interesse do governo do Estado de Santa Catarina na pós-graduação e a importância de trabalharmos juntos neste processo”, disse Fábio.

Atividades da Oficina do Programa Nacional de Pós-Graduação – Foto: Caroline Costa/Fapesc

Representantes estratégicos estiveram presentes no evento, realizado na sede da Fapesc, incluindo integrantes da comunidade científica, setor público, empresarial e da sociedade civil organizada. Dentre os participantes, estavam representantes das Secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação, Indústria e Comércio, Meio Ambiente e Economia Verde, Planejamento e Saúde. O encontro reforçou o compromisso das entidades envolvidas em ouvir a sociedade e alinhar as estratégias para a evolução da educação no país.

O formato do encontro propôs diálogos sobre temas prioritários que necessitam de investimentos na formação e fixação de mestres, doutores e atração de pós-doutores, bem como a discussão das inovações necessárias para a pós-graduação brasileira.

Presidente da Fapesc, Fábio Pinto, Ivan e Valdinei, da Capes – Foto: Caroline Costa/Fapesc

Coordenador de Fomento a Eixos Estratégicos Nacionais (CFEN) da Capes, Igor Secundo Dias Bernardes enfatizou a missão da entidade. “Estamos vivendo um grande momento. Nosso objetivo tem sido nos aproximarmos mais da academia e da sociedade, indo presencialmente em todas as 27 unidades da Federação para ouvir o que a sociedade tem a dizer”, afirmou Igor.

A analista de Ciência e Tecnologia, Valdinei Costa Souza, também da Capes, salientou a importância do evento para a construção conjunta de estratégias inovadoras. “Estamos aqui para entender o que a comunidade local espera de inovação, os desafios da pós-graduação e como estas inovações podem ser implementadas, tendo em vista que a agenda vai se estender pelos próximos anos”, acrescentou Valdinei.

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore