fbpx

Olhar Digital transmite lançamento de turistas ao espaço pela Blue Origin

Foguete New Shepard, da Blue Origin. Crédito: Blue Origin

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, neste domingo (19), a Blue Origin vai retomar seu programa de turismo espacial. A empresa do bilionário Jeff Bezos vai enviar uma tripulação de seis pessoas ao espaço pela primeira vez em quase dois anos.

E você pode acompanhar esse retorno triunfal do foguete New Shepard tripulado ao vivo junto com o Olhar Digital, em todas as plataformas (no siteYouTubeFacebookInstagramTwitter (X)LinkedIn e TikTok), a partir das 10h (pelo horário de Brasília).

O foguete vai decolar do Launch Site One, local próprio da Blue Origin em Van Horn, oeste do estado norte-americano do Texas. A janela de lançamento se abrirá às 10h30. Este será o sétimo voo espacial tripulado da Blue Origin e elevará o número total de pessoas que a empresa levou com sucesso ao espaço para 37.

O foguete New Shepard, da Blue Origin, decolando de sua plataforma de lançamento. Crédito: Blue Origin

Blue Origin vai enviar ao espaço primeiro candidato negro a astronauta dos EUA

Um dos aspectos mais importantes da missão NS-25 (em referência ao 25º voo na contagem geral da Blue Origin) é que um dos passageiros foi o primeiro candidato a astronauta afro-estadunidense da NASA – e que nunca chegou a ir ao espaço.

Edward Joseph Dwight Jr, conhecido como Ed Dwight, era piloto da Força Aérea dos EUA, quando foi anunciado pelo governo Kennedy em 1961 como candidato a astronauta, sendo a primeira pessoa preta com inscrição aceita pela NASA. Ele se formou na Escola de Pilotos de Pesquisa Aeroespacial da Força Aérea, mas não foi selecionado pela agência espacial como astronauta. Em 1966, Dwight deixou a corporação, tornando-se escultor.

As outras cinco pessoas que fazem parte da tripulação NS-25 são Mason Angel, um capitalista de risco; Sylvain Chiron, empresário e filantropo francês; Kenneth L. Hess, empreendedor de software; Carol Schaller, contadora aposentada com uma doença degenerativa nos olhos que a motivou a querer ver tudo o que pudesse antes de ficar cega; e Gopi Thotakura, piloto e fundador de um centro de bem-estar nos EUA.

Este será o primeiro voo tripulado do foguete New Shepard desde a missão NS-22, em agosto de 2022. Os lançamentos foram interrompidos em agosto de 2022, após um dos foguetes não tripulados da empresa sofrer uma anomalia em pleno voo.

O problema levou a uma investigação sob supervisão da Administração Federal de Aviação (FAA) e que foi encerrada em setembro do ano passado. A conclusão foi que houve uma “falha estrutural de um bocal de motor causada por temperaturas de operações mais altas do que o esperado”. 

No relatório, a FAA obriga a Blue Origin a tomar 21 medidas corretivas para voltar a operar. O primeiro voo de carga científica depois dos ajustes foi em dezembro do ano passado.

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore