fbpx

Olimpíadas: História Mundial e a Política - Parte 1

dariva 1

Os Jogos Olímpicos é um dos eventos esportivos mais prestigiados ao redor do mundo. Centenas de atletas disputam serem os melhores em suas modalidades, em busca de prestígio, glória e ser agraciado com os louros e a medalha de ouro.

Originalmente os jogos eram realizados no centro religioso de Olímpia, na Grécia Antiga, do século VIII a.C. ao século IV d.C. Em 1894 o parisiense Barão de Coubertin funda o Comitê Olímpico Internacional (COI), com a intenção de renovar esses jogos.

Entre os princípios propostos pelo barão, e que permeia o COI é que oficialmente não permite manifestações relacionadas à política, raça, religião ou qualquer coisa do tipo em qualquer evento sancionado. Entretanto, cabe verificar se esse espírito olímpico permeia também os bastidores e fora das quadras ou não há como dissociar a política do evento.

O início amador dos Jogos Olímpicos

Os primeiros jogos foram feitos de modo amador, reunindo apenas umas dezenas de países, e de forma mal organizada, como a natação por exemplo, onde as provas eram feitas em uma piscina turva e com anfíbios. A situação começou a mudar com a Olimpíada realizada em Estocolmo, na Suécia em 1912, que devido à sua organização, começou a espalhar o evento para mais países. Porém, a Olimpíada marcada para 1916 em Berlim foi interrompida pela eclosão da Primeira Guerra mundial.

Total de paises participantes olimpiadas 1896 2024

1914-1918 Primeira Guerra Mundial

Em 1914 eclode um conflito que envolve países dos cinco continentes. Naquele período a Europa vivia uma rivalidade entre as grandes potências, disputando colônias na África e na Ásia. A corrida armamentista e aumento das tensões levou a um conflito caracterizado por diversas batalhas disputadas nas trincheiras. De um lado estacam as Potências Centrais (Alemanha, Áustria-Hungria e Império Turco-Otomano), e do outro os Aliados (França, Grã-Bretanha, Japão e Estados Unidos).

Foi considerado um dos maiores conflitos até aquele período, ocasionando a morte de mais de 10 milhões de pessoas. O resultado foi a derrota das Potências Centrais, e em junho de 1919 o Tratado de Versalhes foi assinado. Como resultado, a Alemanha perdeu todas as suas colônias e parte de território, além de ser desarmado e obrigado a pagar indenização.

Como “prêmio “pelo esforço durante o embate, a Bélgica foi escolhida para o evento no ano de 1920, sendo Antuérpia a cidade-sede. Devido ao evento bélico, Hungria, Alemanha, Áustria-Hungria e o Império Turco-Otomano foram proibidos de competir.

Durante os jogos de Los Angeles em 1932, fora definido que os próximos jogos seriam realizados em Berlim, Alemanha em 1936. Entretando, nesse interim, Adolf Hitler e o partido nazista toma o poder na Alemanha.

1933. Hitler vira chanceler na Alemanha

Durante o período de 1930-1933, a Alemanha vivia sob a República de Weimar, cujas dificuldades em ter uma maioria que possibilitasse governabilidade, foi decretado o regime de exceção. Marcada por uma grande instabilidade política e econômica, e somada à insatisfação dos eleitores, acabaram beneficiando o surgimento e o crescimento do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemãs, o nazismo. Em janeiro de 1933 o Presidente Paul Von Hinderburg nomeou Adolf Hitler chanceler, que beneficiado com a morte no ano seguinte do presidente, vira líder máximo da nação alemã.

Os nazistas abraçaram a falsa ideia de que os judeus eram uma raça distinta e inferior. Este tipo de crença é conhecido como “anti-semitismo racial”. Essas crenças e ideias permearam e orientaram a política governamental nazista, levando a perseguição e assassinato de milhões de judeus. Segundo Hitler, os alemães deveriam se proteger de raças inferiores, e para permanecerem fortes, acreditavam que era necessário se manter racialmente puros.

Durante os jogos o governo alemão teria barrado e impedido que atletas judeus alemães participassem, porém após pressão do COI, foi permitido que Helene Mayer, esgrimista alemã e judia, participasse do evento. A ideia infundada e amoral do partido nazista em achar que a raça ariana era superior às demais foi desmascarada durante a realização dos jogos, citando o caso do corredor negro norte-americano Jesse Owens, que ganhara 4 medalhas de ouro. Os jogos em Berlim foram os últimos antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939.

1939-1945 Segunda Guerra Mundial

No dia 1 setembro de 1939 a Alemanha invade a Polônia, dando início a Segunda Guerra Mundial. Como causas destacam-se o descontentamento alemão com o Tratado de Versalhes, a fragilidade econômica e social alemã, e a ascensão do nazifascismo com o nacionalismo extremo e racismo. Honrando a garantia de segurança às fronteiras polonesas, Reino Unido e França entram na guerra.

O conflito foi feito entre os Aliados (Reino Unido, Estados Unidos e União Soviética) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Em 1945, com a rendição dos japoneses após as bombas atômicas norte-americanas, a guerra termina, causando cerca de 45 milhões de mortos. Além disso, como consequências cita-se: a Alemanha foi dividida, a redução populacional europeia, a criação da ONU, e a ascensão de Estados Unidos e União Soviética como superpotências.

1947- 1991 A Guerra Fria

Logo após o fim da 2 Guerra Mundial inicia-se o período marcado pelo conflito político-ideológico entre os Estados Unidos-URSS, durando de 1947 à 1991.Foi caracterizada por um mundo polarizado em dois blocos, um capitalista (liderada pelos EUA) e outro comunista (URSS). Essa polarização resultou em uma série de conflitos de pequena e média escala em diferentes locais do mundo. Esses conflitos contavam, muitas vezes, com o envolvimento indireto de EUA e URSS, a partir do financiamento, da disponibilização de armas e do treinamento militar.

Contudo, nunca houve um confronto aberto entre dois lados, principalmente pela possibilidade de destruição do planeta em larga escala caso houvesse um conflito entre os dois. Apesar dos discursos proferidos e da intensa atuação estratégica para manter sua zona de influência, norte-americanos e soviéticos foram cautelosos para evitaram um conflito contra o outro.

1948. LONDRES, REINO UNIDO

O Reino Unido, um dos vencedores da guerra foi escolhida para ser sede dos Jogos Olímpicos em 1948. Cerca de 59 países disputaram os jogos, sendo os primeiros jogos que poderiam ser vistos nas televisões residenciais.

Assim como no evento anterior, os países perdedores do conflito não foram convidados a participar dos jogos, neste caso Alemanha e Japão. Israel pediu ao COI para participar, mas foi negado, uma vez que o comitê não reconhecia o país.

1948 – Guerra de Independência de Israel

No ano de 1948, a ONU através da Resolução181 decidiu a aprovação da criação de um Estado judeu na Palestina, cuja decisão era a partilha da terra da Palestina entre judeus e árabes. No dia 14 de maio de 1948, Israel proclama independência, sendo o estopim da guerra. O conflito iniciou com a junção de diferentes nações árabes (Egito, Síria, Líbano, Iraque e Transjordânia) contra os israelenses, durando até 7 janeiro de 1949. Israel saiu vitorioso e aumentando 1/3 do seu território, enquanto a Palestina perdeu parte do território atribuído a eles pela ONU, e com 700 mil palestinos expulsos de suas terras.

1955-1975 - Guerra do Vietnã

Após diversos conflitos, em 1954 o Acordo de Genebra divide o país via Paralelo 17 entre o norte República Democrática do Vietnã (liderança Ho Chi Minh) e ao sul a República do Vietnã, sob Ngo Dinh Diem, apoiado pelos norte-americanos. Importante lembrar que se insere no contexto da Guerra Fria, cujo auxílio do Tio Sam visa combater o comunismo no Norte. Em 1964 os Estados Unidos entram na guerra, que se estende até 1975, com a retirada dos Estados Unidos e a tomada da capital do sul Saigon. É preciso salientar que os norte-americanos usaram armas químicas no conflito, como o napalm, além do uso do agente laranja, que contém substância química altamente tóxica e cancerígena para humanos.

Todavia, ao contrário dos eventos anteriores, os causadores de uma guerra não foram vetados de participar dos Jogos Olímpicos. Os Estados Unidos, embora invadindo um outro país e mesmo usando armas químicas contra a população civil vietnamita, pode disputar os jogos de Melbourne, na Austrália em 1956.

1956. MELBOURNE, AUSTRÁLIA

1956 - Guerra de Suez

Em 1956 o líder egípcio Gamal Abel Nasser nacionaliza o Canal de Suez, um importante rota marítima que passa pelo país, interligando o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo. Essa atitude, fez com que a França e o Reino Unido, com o apoio de Israel, não aceitassem e declarassem guerra ao Egito. O conflito durou uma semana, e com a interferência da ONU e pressão soviética e norte-americana, o conflito foi encerrado. Com o fim do conflito, Israel se retira do país africano, que acaba indo para a órbita de influência soviética.

O boicote ao evento foi um dos meios usados por países para demonstrar insatisfação política quanto a um determinado evento. Com a crise de Suez, Egito, Iraque, Camboja e Líbano boicotaram os jogos em resposta à invasão francesa e britânica.

1956 - Invasão da URSS à Hungria

 A Hungria lutou a 2ª Guerra Mundial no lado do Eixo, e com a derrota ficou sob a órbita de influência da URSS. Após 1949, o governo aliado aos interesses soviéticos liderado por Mátyás Rákosi, era marcado por um grande descontentamento da população, originado por fatores econômicos e repressão do governo. Com a morte em 1953 do líder da URSS, Joseph Stalin, uma onda de reformas se iniciou na região, até que três anos depois, ocorreram protestos de estudantes pedindo reformas políticas, econômicas e direitos civis.

Alguns militares enviados para repreender também desertaram e se juntaram, e o governo no momento era de Erno Gero (substituto de Rákosi), acabou pedindo à URSS para suprimir a manifestação. No dia seguinte 6 mil soldados e tanques soviéticos sitiaram Budapeste. Em 28 de outubro Nagy trégua, prometendo soltar líderes e retirar o país do Pacto de Varsóvia, acarretando no retorno da tropa soviética, que massacra os revoltosos. A onda de violência acabou culminando em 2 mil mortes, em sua maioria de trabalhadores. Assim como no caso anterior, algumas nações europeias usaram desse instrumento de não participar do evento, como Holanda, Espanha, Liechtenstein e Suíça.

A independência de países africanos e asiáticos

O estagnado comercio europeu no fim século XIX, fez com que as potências industriais europeias buscassem novos mercados consumidores, mão-de-obra barata e matérias-primas em outros continentes, tendo África e Ásia, o acesso a tais necessidades. Em 1885-1887 aconteceu a Conferência de Berlim, onde essas potências dividiram arbitrariamente a África, não respeitando os povos que lá viviam. Por consequentes anos esses povos foram explorados, até as décadas de 50 e 60, onde diversos processos de independência aconteceram.

Apesar do pan-africanismo for um dos motivos do aumento de países independentes, a maior contribuição seria os interesses norte-americanos e soviéticos tanto nas riquezas naturais (fins comerciais, econômicos e militares) como aumentar suas áreas de influência. Muitos casos levaram a conflitos sangrentos, mostrando que o processo evidenciou mais uma intervenção externa que influenciou nas decisões dos países africanos e asiáticos.

Independencia dos paises africanos e asiaticos

Em breve: PARTE 2

Compartilhe este conteúdo

avatar leonardo dariva colunista ascenda digital

Escrito por Leonardo Dariva

Relações Internacionais

B0DCF6

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital

avatar leonardo dariva colunista ascenda digital

 

Escrito por Leonardo Dariva

Relações Internacionais

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore