fbpx

[OPINIÃO] A inteligência artificial já chegou ao seu trabalho. E agora?

Agora você pode usar ferramentas para lidar com tarefas específicas com mais eficiência, ampliar o escopo do que oferecer aos clientes, ganhar mais. Só não dá pra ficar imune à tecnologia.

Imagem: SC Inova/DALL-E

Você precisa IA em seu trabalho. O tempo pode estar se esgotando.

Vamos voltar uns dois anos, quando o ChatGPT começou a circular popularmente entre nós. Na época, tínhamos espaço para debater o impacto potencial da IA ​​em coisas como trabalho e produtividade, e nossas opiniões abrangiam um amplo espectro:

De um lado estavam os superfãs de IA que ficaram impressionados com as capacidades desta nova tecnologia – correndo para aprender o máximo que pudessem sobre ela. Do outro lado estavam os críticos da IA que negaram os méritos desta tecnologia, alegando que é uma tendência que não durará e que não teria uso aquilo no seu dia-dia.

A maioria de nós estava em algum lugar no meio desse espectro e até éramos otimistas, mas com uma boa dose de ceticismo meio sem entender direito o que estava acontecendo.

Avançando até os dias de hoje, e, para o bem ou para o mal, a IA espalhou suas raízes por toda parte. Quase todo mundo usa.

Uma coisa que notei é que as pessoas na extremidade Pró-IA do espectro já implementaram algumas ferramentas de IA em vários aspectos de seu trabalho elas tiveram uma vantagem inicial quando se trata de aproveitar a IA e começaram a ver o retorno do seu investimento.

Por outro lado, os negadores da IA ​​tiveram um despertar bastante rude, vendo quão profundamente a tecnologia se enraizou. Eles foram pegos de surpresa e agora estão lutando para alcançá-los correndo atrás do prejuízo.

A IA está remodelando o mercado de trabalho e, quer aceitemos ou não, ela não irá parar tão cedo. Ou você embarca ou corre o risco de ficar para trás.

Nos últimos anos, o mercado de trabalho tem estado em forte recessão. Alguns teorizam que se trata de uma correção da onda de sobre contratações que ocorreu pouco antes da chegada da Covid 19, enquanto outros afirmam que é o resultado dos múltiplos aumentos das taxas de juros que vimos.

Podemos sentar aqui e debater o motivo o dia todo, mas o fato é que isso está acontecendo. E neste cenário em constante declínio, a IA é um pequeno nicho que luta contra a maré. Enquanto o mercado de trabalho apresenta tendência de queda, os empregos em IA estão aumentando significativamente.

O que é um trabalho de IA?

Uma função de IA é qualquer lista de empregos que inclua uma palavra-chave relacionada à IA. Pode estar no cargo, na descrição ou até mesmo no nome da empresa. Com isso em mente você não precisa saber como codificar seu trabalho para IA.

O que você precisa fazer, porém, é começar a aprender sobre o impacto da IA ​​em nosso cenário atual e seu impacto potencial em nosso futuro.

Comece pelo simples, mas comece. 

Você precisará explorar as diferentes ferramentas de IA disponíveis no mercado e como usá-las da melhor forma para aprimorar seu trabalho. Existem tantas ferramentas diferentes com vários valores exclusivos diferentes, e a única maneira de saber quais são as melhores para você é começar a experimentá-las! Apenas certifique-se de ter uma prancha pronta para surfar na onda da IA e divirta-se.

De qualquer forma, por que você deveria usar IA em seu trabalho?

Ponto um: você pode ganhar mais dinheiro.

Uma pesquisa da AON realizada com alguns de seus clientes de tecnologia descobriu que a maioria das empresas justifica um prêmio salarial para novas contratações com habilidades de IA em comparação com os funcionários existentes.

Em outras palavras, os empregos de IA pagam mais do que os empregos que não são de IA, e isso faz sentido! Afinal, as possibilidades são infinitas quando se trata de integrar IA ao seu trabalho.

Você pode usar certas ferramentas de IA para lidar com tarefas específicas com mais eficiência, reduzindo sua carga de trabalho e liberando tempo.

Você pode usar ferramentas de IA para ajustar ou atualizar seus resultados. Você pode usá-los para ampliar o escopo do que pode oferecer aos clientes. O céu é o limite. E assim por diante.

De qualquer forma, você pode ver como as empresas que procuram ativamente talentos em IA estão dispostas a desembolsar mais dinheiro para candidatos com habilidades em IA.

REMUNERAÇÃO ANUAL MÉDIA LISTADA PARA FUNÇÕES COM E SEM TERMOS RELACIONADOS A IA

FONTE: ZipRecruiter, via Wall Street Journal

2: IA é um fator de higiene

O ponto dois é para a equipe do ‘dinheiro não é tudo’ (a propósito, eu concordo)

Lembra como eu disse que o mercado de trabalho está em declínio enquanto os empregos em IA estão se movendo na direção oposta? Isso significa que há mais oportunidades para trabalhos relacionados à IA e mais oportunidades para você realmente fazer a diferença.

Finalmente, o maior motivo para usar IA em seu trabalho agora é que a IA está se tornando um fator de higiene.

Assim como a higiene pessoal, ser fluente em IA não resultará necessariamente em tantos benefícios ou tanta satisfação. Ainda assim, sua ausência trará 100% resultados negativos (porque se torna um padrão esperado).

Assim como poder usar a Internet espera-se que todos descubram como integrar a IA em seu trabalho, mais cedo ou mais tarde, mas quanto mais cedo você fizer isso, menor será a probabilidade de ficar para trás.

Não é fácil e sei que pode ser assustador mergulhar em território desconhecido, mas tudo o que o medo faz é aumentar a distância. E quanto maior a lacuna, mais longe você precisará pular.

Fonte: SC Inova / Por Matheus Cofferri, diretor na Cloud DC e conselheiro consultivo em telecom

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital

No Brasil, os investimentos no último ano totalizaram 455 negócios e um volume aportado de US$ 1,9 bilhão. Com base nesses dados, o país representou 61,2% dos investimentos na região latino-americana em termos de quantidade de negócios.

Ao considerar as 455 rodadas mapeadas, o número indica uma redução de 51,1% no volume de deals em comparação com o ano anterior. Em termos financeiros, o último ano também apresenta uma diminuição significativa de 56,8%.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore