Foi uma ótima oportunidade para refletir sobre a importância do Marketing para as marcas. Do marketing de verdade, que faz a diferença na vida das pessoas.
E um dos principais insights, que tem tudo a ver com o título da palestra, foi que as marcas não precisam ser as maiores especialistas em seus produtos.
Ou seja, no caso do McDonalds, ele não precisa ser o maior especialista em hambúrguer. O McDonald’s tem que ser o maior especialista em quem come hambúrguer.
Que são as pessoas. Foi com esse conceito em mente que o McDonald’s passou a se identificar como Méqui no Brasil, para facilitar a pronúncia e se aproximar ainda mais dos seus fiéis consumidores.
As marcas precisam incorporar essa filosofia. O foco tem que ser as pessoas no centro de tudo. Entender profundamente o que elas precisam, querem e desejam.
Ser especialista em quem compra o seu produto ou serviço vai fazer com que o que você entrega de valor faça muito mais sentido.
Olhar atentamente para o lado humano das relações vai gerar conexões muito mais profundas. Marketing de verdade tem a ver com criar essas conexões de forma verdadeira.
Pode parecer óbvio, mas o óbvio precisa ser dito, e praticado. Nesse cenário complexo que vivemos, muitas vezes os gestores e líderes acabam direcionando a atenção para o que está “pegando fogo”, o que é urgente, e não conseguem olhar com atenção para o que é mais fundamental, mais importante, e mais óbvio…
Entender quando a pessoa quer o seu produto, como ela quer que ele seja entregue e todos os pontos de contato nessa relação, no detalhe, é fundamental para mudar de perspectiva.
E é aí que está a ideia central da ideia da palestra Desmarketize-se: Não adianta ficar focado nos atributos dos produtos.
O grande negócio é se concentrar no seu cliente, de forma humana, e profunda, para criar essas conexões tão especiais e reais que criam as marcas mais valiosas do mundo, como o McDonald ‘s.
Isso significa dedicar energia para criar posicionamento, linguagem e abordagem que realmente fazem sentido para quem mais importa: o cliente.
E, para tudo isso acontecer, vale deixar de seguir o que está todo mundo fazendo, repensar os conceitos e também sair dos formatos tradicionais de comunicação.
E você, já parou para pensar em como pode se transformar no maior especialista nas pessoas que compram os seus produtos?
Fonte: Redação Economia SC / D.J. Castro – Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing, fundador da Nexia Branding e sócio-fundador do Fluxo
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