fbpx

Programa de pré-incubação, OrionLab, é aplicado no Polo Tecnológico Araucária, no município de Curitibanos

O intuito da realização do programa no Polo Araucária é fortalecer o ecossistema de empreendedorismo, oferecendo suporte para as novas ideias
 
 

O OrionLab, programa de pré-incubação do Orion Parque Tecnológico, está operacionalizando uma edição no Polo Araucária, no município de Curitibanos, para fortalecer o ecossistema de empreendedorismo e inovação de Santa Catarina. São 17 ideias acompanhadas no processo. O OrionLab é um programa de pré-incubação do Orion Parque que tem o objetivo de contribuir no desenvolvimento das ideias de negócio seguindo uma metodologia que visa o amadurecimento das ideias para se tornarem, de fato, negócios. O intuito da realização do programa no Polo Araucária, é fortalecer o ecossistema de empreendedorismo, oferecendo suporte para as novas ideias. 

O ecossistema de empreendedorismo e inovação da região de Curitibanos é caracterizado por um grupo de pessoas, empresas, empreendedores individuais e órgãos governamentais que buscam promover  a inovação e o desenvolvimento tecnológico na região. Para Celso Fujiwara, gestor do Polo Araucária, espera-se que haja um aumento na quantidade e qualidade das ideias de inovação sendo desenvolvidas, assim como a maior integração e colaboração entre os diferentes atores do ecossistema. 

Com grande expectativa para os resultados da aplicação do OrionLab no Polo, Celso comenta que o programa de pré-incubação servirá como um catalisador para o desenvolvimento e validação de ideias inovadoras dentro do ecossistema tecnológico. “Espera-se que o programa ajude a identificar projetos com alto potencial de impacto e viabilidade, fornecendo suporte e orientação necessários para impulsionar essas ideias em direção à concretização”.

Para o Orion Parque é importante contribuir para a construção de outros ecossistemas vizinhos, levando em consideração toda a bagagem de experiências. “O Orion tem apoiado o município de Curitibanos porque eles estão desenvolvendo um Polo, embora eles estejam fora do nosso território de atuação, eles tem demonstrado muito interesse e isso nos faz sentir a responsabilidade de contribuir. Estamos orientando eles há uns dois anos e eles estão motivados, criaram um movimento, legislação no município, criaram o Polo efetivamente e estão estruturando o processo. A gente entendeu que poderia contribuir por meio dessa parceria, entregando uma solução que nós já desenvolvemos aqui no Orion” comenta Claiton Camargo, CEO do Orion Parque.

“A aplicação de uma pré-incubação para o ecossistema de Curitibanos é importante por diversos motivos. Primeiramente, ela permite que empreendedores e projetos iniciantes recebam apoio e orientação especializados desde as fases iniciais de desenvolvimento, aumentando suas chances de sucesso a longo prazo e aumentando a atratividade para investidores e parceiros. Ao final, esperamos fornecer recursos e suporte estruturado e contribuir para o fortalecimento do ecossistema empreendedor local, estimulando a criação de novas empresas e o crescimento econômico sustentável da região” finaliza Celso. 

Sobre o Orion Parque

O Orion Parque, primeiro Parque Tecnológico da Serra Catarinense localizado em Lages, destaca-se como o primeiro Centro de Inovação da Rede Catarinense de Centros de Inovação, sendo também reconhecido como Polo Regional ACATE. Em 7 anos, mais de 50 empresas e startups de diversos segmentos contribuíram para um faturamento conjunto que ultrapassa os 200 milhões de reais. Para mais informações, acesse https://www.orionparque.com/.

Os Centros de Inovação, constituídos por entidades empenhadas em fomentar o empreendedorismo e a inovação, englobam pré-incubadoras, incubadoras, aceleradoras, coworkings, e outros elementos. Essa rede estratégica visa unir esforços e direcionar recursos, tanto financeiros quanto não financeiros, para impulsionar o desenvolvimento do ecossistema de inovação e da nova economia em Santa Catarina. Com uma ampla gama de serviços, esses centros apoiam empreendedores desde o estágio inicial de suas ideias até o momento em que estão prontos para enfrentar o mercado, crescer e expandir seus negócios. Para mais detalhes, acesse https://www.centrosdeinovacao.sc.gov.br/.

Fonte: ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore