fbpx

Projetos vencedores do JEDI Xtreme / Reunião de guardiões da Liga Ágora

Empreendedorismo inovador: JEDI Xtreme 2023 premia melhores projetos

O auditório do Ágora foi palco, neste final de semana, do encerramento da Jornada de Empreendedorismo Desenvolvimento e Inovação (JEDI) Xtreme 2023, que reuniu todas as equipes participantes para a rodada final de pitches e apresentação aos jurados. Nesta edição, foi criada uma segunda categoria, de intraempreendedorismo, com três projetos concorrendo – a vencedora foi a Absentia, formada por alunos do Colégio Bonja. 

Na competição principal, as equipes aprovadas foram a Orcon e a Influence Hub – que venceu a Jornada e levou levou o cheque de R$ 10 mil para apoiar o desenvolvimento da solução criada e validada nas últimas três semanas.

“Participar do JEDI pra quem sonha empreender deve ser um evento obrigatório. O ecossistema te acolhe e ao mesmo tempo te tira da zona de conforto, ter a ideia vencedora se torna um segundo plano, o que você aprende com os mentores e com as outras equipes, é o que vai te ajudar nas próximas jornadas”, resume João Gonzalez, participante da equipe vencedora. 

Encontro geral dos Guardiões da Liga Ágora debate resultados

A turma 2023 da Liga Ágora teve um encontro especial na última semana para trocar experiências entre os cinco squads (hub 4.0, conexões, cultural, comunidade e comunicação, eventos) e apresentar os resultados obtidos ao longo de três meses. Ao todo, os “guardiões” realizaram 30 visitas (conexões) a players do ecossistema de tecnologia, organizaram 15 eventos, 2 exposições na iniciativa Ágora Cultural e apresentaram um novo projeto, a plataforma de eventos e transformação digital do Hub 4.0, um dos clusters de inovação do Ágora Tech Park.

O encontro aconteceu no Inova.Dona, espaço de inovação do Hospital Dona Helena no Ágora, e também serviu para apresentar aos estudantes da Liga os projetos do Ágora.Health (que envolve também as empresas Clamed, Sadalla.Smart e Zitrus). 

Giovana Bortolini, aluna do segundo semestre de Medicina, afirma que entrou para o Liga Ágora ” para criar meu próprio networking e aprimorar meus conhecimentos na área de tecnologia para saúde – muito em função do Ágora Health, que me chamou atenção”. Para a estudante, essa oportunidade de juntar todos os participantes e conversar “é muito importante, um novo aprendizado, pois somos de cursos diferentes e além disso poder poder estar produzindo fora da rotina é incrível”. No final do encontro, os alunos participaram de capacitação sobre Gestão de Tempo, com o consultor Bruno Ribeiro. 

AGENDE-SE: Programa Ágora Master será lançado no próximo dia 14

Como as empresas e os profissionais podem compreender e se adaptar às aceleradas transformações no mundo dos negócios? Para responder a esta demanda do mercado, o Ágora Tech Park idealizou o programa Ágora Master, uma escola de inovação para a era do aprendizado constante (lifelong learning). O lançamento será no dia 14 de junho, a partir das 19h, no auditório do Ágora. 

A programação conta com um painel sobre “Os desafios do desenvolvimento de pessoas para a transformação dos negócios” seguido pela palestra “Criatividade na prática”. Confira os participantes: 

➡ Ricardo Fantinelli, Diretor executivo do Ágora Tech Park;

➡ Renata Aschar, CRO-Chief Revenue Officer da Softplan;

➡ Omar Ghanem, Diretor Presidente do Instituto Core | Coree International School;

➡ Maria Regina Runze, Founder da WeShine Consulting (mediadora).

O Ágora Master foi feito para profissionais com um mindset de aperfeiçoamento constante, pois quem deseja se destacar no mercado, precisa ficar atento às tendências e saber como aplicá-las na carreira. Com cursos atuais, dinâmicos e ministrados por profissionais referências no mercado, nossa escola oferece uma experiência educacional única e inovadora.

“Antes, as pessoas se formavam, faziam uma pós-graduação e isso bastava ao longo da carreira pois as empresas tinham uma perenidade. Hoje é diferente e isso exige uma atualização constante para alavancar negócios e agregar mais valor”, comenta Maria Regina, que ao lado do designer e consultor Douglas Reiser, vão comandar o primeiro dos cursos oferecidos pelo Master: Liderança Criativa e Inovadora, com início em 19 de junho. 

Estadualização do ecossistema: ACATE visita Ágora

Centro de Inovação credenciado à Rede estadual, o Ágora Tech Park recebeu no dia 31.05 a visita da diretoria da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), entidade que representa as empresas do ecossistema de inovação do estado. Estiveram presentes na comitiva o presidente Iomani Engelmann e o diretor executivo Gabriel Sant’Anna, que alinharam com o time do Ágora os projetos e iniciativas para o Norte catarinense neste ano. 

Importante lembrar que o Ágora é parceiro da ACATE em programas como o LinkLab, voltado à conexão entre startups e corporates, e a incubadora Softville Ágora, primeira a fazer parte da rede MIDITEC fora de Florianópolis.  

HUB 4.0 apresenta projetos da academia para o futuro da indústria

A Udesc Joinville recebeu, no dia 25 de maio, mais um encontro do Hub Indústria 4.0, iniciativa que envolve diversos players do ecossistema de inovação (como o Ágora Tech Park) para compartilhar conhecimento, projetos e networking para o futuro da indústria. Durante o evento, que reuniu mais de 60 presentes, foram apresentados cinco projetos focados no tema de professores e pesquisadores da universidade, fortalecendo o vínculo da quádrupla hélice no ecossistema. Também foi apresentado o projeto da plataforma de matchmaking do Hub, que tem o envolvimento de estudantes e “guardiões” da Liga Ágora.

O próximo encontro do Hub 4.0 será no Grupo Alltech, no Perini Business Park, em data a ser definida. E o maior evento do grupo no ano, o Experiência 4.0, já tem data marcada: será em 04.10, no Ágora Tech Park. 

Encontro Internacional Brasil & México no Ágora

Empresários, autoridades e especialistas em negócios e inovação das duas maiores economias da América Latina se reuniram no dia 25.05 no Ágora Tech Park para uma rodada de networking, apresentação de cases de sucesso e debates sobre possibilidades de novas parcerias. O Encontro Internacional Brasil x México apresentou os resultados positivos de empresas como Weg e Walbert, que tem plantas instaladas no país norte-americano – são experiências e estratégias de expansão internacional que encantaram e motivaram os presentes a buscar um fortalecimento das relações comerciais entre os países. 

O evento teve entre os participantes autoridades como o Secretário de Articulação Internacional de SC, Juliano Frohner, a presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante, além de Ayrton de Carvalho e Daniel Moreira, da SDE Secretaria de Desenvolvimento e Inovação da Prefeitura de Joinville, Adriano Zimmermann, Diretor da Fundação Empreender, Anderson Limzmeyer, Diretor de Indústria do Governo de Santa Catarina, e Valter Ros, Vice-Presidente do Corpo Consular de Santa Catarina.

Com a visita, o ambiente de inovação de Joinville se fortalece como referência para conexão e negócios internacionais.

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore