fbpx

Saiba onde ficava sua casa na época dos dinossauros

O planeta Terra passou por uma série de mudanças ao longo da história. Extinções em massa, surgimento de novas espécies de animais e a criação dos continentes como conhecemos hoje. Mas você sabe onde ficava o local onde você mora atualmente na época dos dinossauros? Basta acessar um novo mapa interativo que reuniu informações de diversos períodos da Terra e te mostra como ocorreu a evolução do nosso planeta.

Mapa da Terra Antiga: como funciona

  • O Mapa da Terra Antiga (clique aqui para conferir) foi criado por Ian Webster com a ajuda de dados tectônicos de placas e mapas paleogeográficos por C.R. Scotese do Projeto PALEOMAP.
  • A ferramenta explica que a Terra que conhecemos hoje é fruto do constante movimento de vastas placas tectônicas que se encaixam como um quebra-cabeça.
  • Ao longo de milhares de anos ela se deslocaram muito lentamente, chegando na configuração atual.
  • Através do mapa é possível inserir sua localização e acompanhar a evolução do planeta, de acordo com informações do IFLScience.
Mapa interativo mostra evolução da Terra (Imagem: reprodução/Mapa da Terra Antiga)

Opções de navegação

  • Ao acessar o Mapa da Terra Antiga, a ferramenta mostra uma visão da Terra de 240 milhões de anos atrás, na era do supercontinente Pangeia.
  • No entanto, você pode selecionar imagens de 750 milhões de anos atrás até o presente.
  • Para usuários de desktop, se você mantiver pressionadas as teclas esquerda e direita do teclado, poderá até ver os continentes se separarem e, eventualmente, formarem os continentes de hoje.
  • O mapa também apresenta opções que permitem ver momentos importantes da história da vida na Terra, como os primeiros vertebrados, os primeiros hominídeos e a extinção dos dinossauros.

Fonte: Olhar Digital / Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore