O Startup Summit 2025 vai abrir espaço para um novo modelo de conexão entre inovação e gestão pública. Pela primeira vez, o evento contará com uma ação voltada exclusivamente para govtechs e startups com soluções aplicáveis ao setor público, por meio de rodadas de pitch reverso: ao invés de startups subirem ao palco para vender suas soluções, serão prefeituras e entidades públicas que apresentarão seus desafios em busca de propostas tecnológicas.
A atividade acontecerá nas manhãs dos dias 27 e 29 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis, e é parte de uma estratégia do Sebrae Startups para fomentar o mercado B2G (Business-to-Government) e impulsionar as chamadas compras públicas de serviços de inovação. Participam da dinâmica cerca de mil startups, previamente selecionadas no Prêmio Sebrae Startups 2025, com credenciais para os três dias de evento.
A programação inclui também a participação de Bruno Portela, advogado especialista em direito público e um dos redatores do marco legal das Compras Públicas de Soluções Inovadoras (CPSI), de 2017. Ele ministrará palestras sobre os fundamentos legais desse tipo de contratação e orientará gestores públicos sobre como inovar com segurança jurídica e controle institucional.
O segundo dia do evento, 28 de agosto, será dedicado à sensibilização de mais de 120 prefeitos e servidores públicos, especialmente de municípios catarinenses, para o uso estratégico da inovação nas compras públicas. A proposta é apresentar experiências bem-sucedidas, plataformas como o InovaCPIN, e promover um debate com instituições de controle.
“Estamos promovendo um movimento estruturado de inovação dentro da gestão pública. O governo também precisa inovar, e as startups podem desempenhar um papel central nesse processo”, destaca Fábio Zanuzzi, diretor técnico do Sebrae Santa Catarina. “Ao aproximar prefeituras e órgãos federais e estaduais de soluções tecnológicas desenvolvidas por govtechs, conseguimos ampliar oportunidades de mercado, melhorar serviços públicos e qualificar o uso do orçamento público.”
A iniciativa conta com apoio de instituições como o Governo do Estado de SC, Tribunal de Contas (TCE-SC), Ministério Público (MPSC), Tribunal de Justiça (TJ-SC) e Assembleia Legislativa (Alesc), envolvidas em projetos como o InovaGov SC, que busca garantir segurança jurídica às contratações por inovação.
“É um novo mercado que se abre para as startups brasileiras”, reforça Zanuzzi. “Govtechs têm um papel importante para transformar digitalmente o setor público, e o Startup Summit será um marco nesse reposicionamento.”
27 de agosto
28 de agosto
29 de agosto
Fonte: Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Realizado anualmente pela CBDU, o “Melhores do Ano” é considerado o Oscar do esporte universitário brasileiro e visa consagrar os destaques da temporada anterior. O objetivo é reconhecer e homenagear atletas e entidades que contribuem para o fomento do esporte universitário.
Além do estudante da Unoesc, em 2024 a Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU) participa do evento com mais cinco atletas da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Os homenageados se destacaram nas modalidades de karatê, futsal, handebol, futebol e tênis de mesa.
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.