fbpx

Sudeste enfrenta onda de calor – e frente fria causa chuvas no Sul

(Imagem: Crazy Owl Productions/Shutterstock)

O bloqueio atmosférico continua a atuar sobre o Brasil nesta sexta-feira (17) e ao longo deste fim de semana. Por isso, espera-se que as temperaturas continuem subindo no Sudeste e em parte do Centro-Oeste. E deve voltar a chover na região Sul – principalmente no Rio Grande do Sul.

Previsão do tempo para esta sexta-feira (17) e fim de semana

  • O bloqueio atmosférico continua atuando sobre o Brasil nesta sexta-feira (17) e ao longo do fim de semana, causando aumento de temperaturas no Sudeste e parte do Centro-Oeste, com máximas de 30ºC em São Paulo e Belo Horizonte, e 36ºC no Rio de Janeiro;
  • As temperaturas devem permanecer acima da média no centro-norte paulista, centro-sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e extremo leste do Mato Grosso do Sul. A partir de sábado (18), nuvens aumentam nas capitais do Sudeste, com o domingo (19) sendo nublado e chance de chuvas isoladas, mas sem temporais.
  • Já no Sul, uma nova frente fria aumentará a instabilidade no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (17), com intensificação das chuvas principalmente ao norte do estado, resultando em temporais isolados e acumulados significativos nas bacias dos rios Taquari, Uruguai e Alto Jacuí;
  • O Rio Grande do Sul está em alerta para possíveis inundações e deslizamentos, com o Cemaden emitindo avisos sobre as consequências das chuvas esperadas. O leste do Paraná e Santa Catarina também devem registrar grandes volumes de chuva, com um aviso de “perigo potencial” abrangendo o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sudoeste do Paraná.
  • Em São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), por exemplo, os termômetros podem atingir 30ºC nesta sexta, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já no Rio de Janeiro (RJ), a máxima prevista é de 36ºC. Esta onda de calor deve durar até a próxima segunda-feira (20).

Previsão do tempo: Calor no Sudeste, frio e chuva no Sul

(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A previsão é que as temperaturas permaneçam acima da média principalmente no centro-norte paulista, centro-sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e extremo leste do Mato Grosso do Sul.

No entanto, conforme a frente fria vinda do Sul avançar, as nuvens devem aumentar a partir deste sábado (18) nas capitais do Sudeste. No domingo (19), o dia deve ficar nublado em boa parte da região, com chance de chuvas isoladas – mas sem temporais.

Já para o Sul, a previsão é bem diferente. Uma nova frente fria deve aumentar as áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (17). E o Inmet emitiu um alerta por conta do retorno das chuvas no estado.

(Imagem: Ricardo Stuckert/Presidência da República)

As chuvas devem se intensificar principalmente ao norte do estado, com temporais isolados, segundo a Climatempo. Espera-se que os maiores acumulados ocorram nas cabeceiras de rios importantes que integram as bacias do Taquari, Uruguai e Alto Jacuí.

Por conta disso, o Rio Grande do Sul fica em alerta para novas inundações e deslizamentos de terra. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alertas para possíveis consequências das chuvas esperadas para esta sexta.

O leste do Paraná e de Santa Catarina também devem registrar grandes volumes de chuva. O aviso de “perigo potencial” do Inmet abrange o norte do Rio Grande do Sul, o estado de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná.

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore