fbpx

Testamos! Review da NordVPN pelas lentes do Olhar Digital

Muita gente tem dúvida ao escolher uma VPN. Testamos os serviços da NordVPN e você checa todos os detalhes neste review
Imagem: NordVPN

Em um mundo cada vez mais digital, a segurança online se tornou um ponto crítico. Suas redes sociais, seu trabalho, suas contas bancárias e suas conversas pessoais andam com você na palma da sua mão, através do seu celular. No computador, um simples clique equivocado também pode colocar muita coisa a perder. Os cibercriminosos inovam e tornam as fraudes mais criativas – e, portanto, mais perigosas. É fundamental que você faça tudo ao seu alcance para se proteger. E há formas eficientes de baratas de fazer isso.

NordVPN, um produto da Nord Security, por exemplo, possui uma base de usuários impressionante de 14 milhões de pessoas em todo o mundo. Mas, antes de seguir com os detalhes, é importante explicar o que é VPN. VPN significa virtual private network, ou “rede privada virtual”, em tradução livre. É um serviço que oferece acesso seguro e privado à Internet. Ao criptografar sua conexão, uma VPN oculta seu IP e atividades online, protegendo essas informações e seus dados contra cibercriminosos.

Além da NordVPN, a Nord Security oferece outros produtos como o NordPass (gerenciador de senhas), NordLocker (ferramenta de criptografia e armazenamento de arquivos), NordLayer (VPN empresarial) e NordWL (kit de ferramentas para criar produtos de VPN). Você também poder ver mais sobre a NordVPN clicando aqui. Os preços e as combinações possíveis estão no final da reportagem!

Como é usar a NordVPN?

Muito simples! Aliás, esse é um golaço do serviço. Mesmo quem não tem muita intimidade, consegue ir bem. A ferramenta é bastante intuitiva! No computador, basta baixar um software no site oficial do serviço e instalá-lo na sua máquina. Depois, é só abrir e clicar para iniciar a conexão. Existem diversas configurações para se adaptar às suas necessidades. É possível selecionar quando a rede VPN estará ativa: sempre que você estiver conectado à internet, apenas com conexões Ethernet (cabeadas), Wi-Fi, ou móvel (4G ou 5G). Ah! E a NordVPN também pode ser usada em smartphones, nos sistemas iOS e Android.

Ao abrir o software do NordVPN no seu PC, você encontrará um mapa com diversas opções de conexão. O visual que você vai ver é esse aqui:

Você pode se conectar ao selecionar um país qualquer, ou, se quiser algo mais específico, pode navegar pelo mapa para encontrar uma conexão de uma cidade desejada. Você pode escolher, por exemplo, se a sua VPN será de Nova York, especificamente, ou de outra localidade nos EUA. Ou pode simplesmente deixar o NordVPN selecionar a melhor e mais confiável das conexões disponíveis.

Um dos diferenciais do NordVPN é a velocidade da conexão. Serviços de VPN em geral são importantes do ponto de vista da privacidade, mas essas conexões podem ser consideravelmente mais lentas do que navegar pela rede local.

No caso da NordVPN, você não vai perder velocidade praticamente. Testes feitos a partir de uma rede de São Paulo conectada aos EUA via NordVPN chegaram a velocidades próximas ao atingido sem a rede virtual ativa. Sério, a gente quase não viu diferença. Importante: a internet que usamos nesse teste é de 300 Mbps.

E como você verá, a velocidade de download foi praticamente a mesma. A de upload teve uma certa diferença, o que já é esperado. E, para o nosso uso, pouco interferiu. E vale um adendo para quem não sabe: a velocidade de download mede a rapidez com que sua internet baixa informações para o seu computador, enquanto a de upload mede a rapidez com que seu computador envia dados para a internet. Ou seja, você conseguiria assistir a plataformas de streaming numa boa, mesmo estando em outro país e querendo se conectar à sua conta no Brasil. Veja, a seguir, a velocidade com a NordVPN.

Agora, você vê a velocidade normal da conexão usada:

Veja só, agora, o resultado em outros países. A lógica é a mesma! Houve pouquíssima alteração na velocidade. E, mesmo quando há uma mudança, é muito fácil reverter. Por exemplo: selecionamos Marselha, na França. A conexão ficou mais lenta, como você pode ver:

Então, bastou mudar para outra localidade do país – e voilà!

Indo mais longe, até o Japão, também conseguimos um bom resultado de velocidade:

Uma empresa global e abrangente

Com mais de 5.500 servidores em 59 países, incluindo Estados Unidos, Alemanha, Japão e Reino Unido, a NordVPN traz flexibilidade e segurança. Existem servidores especializados para diversas necessidades, incluindo servidores duplos de VPN, Onion Over VPN, servidores ofuscados, P2P e IPs dedicados.

● Os servidores duplos de VPN encriptam e enviam o tráfego do utilizador através de dois servidores, adicionando uma camada adicional de segurança; recomendado para ativistas políticos, jornalistas a trabalhar em pontos críticos, etc.;

 ● O Onion Over VPN funciona como um servidor padrão, mas o tráfego é depois também encaminhado através da rede Onion, adicionando uma camada adicional de segurança;

● Os Servidores ofuscados “ocultam” o fato de que uma pessoa está utilizando uma VPN, que, de outro modo, poderia ser identificada; Estes servidores funcionam até em países onde as VPN são fortemente restringidas e permitem contornar restrições como firewalls;

● Os servidores P2P (Peer-to-Peer) estão otimizados para partilha rápida e segura de ficheiros;

● Os IP dedicados não são servidores em si mesmos, mas sim IP individuais que fazem o que os servidores normais fazem: encriptam o tráfego e ocultam a identidade real do utilizador. Os IP dedicados não costumam estar disponíveis para todos os clientes de um fornecedor de VPN, mas sim para uma pessoa ou um pequeno grupo de pessoas que os compra.

Tecnologia “inquebrável”

A segurança é uma prioridade para a NordVPN. O serviço usa o padrão de criptografia AES de 256 bits, considerado inquebrável. A NordVPN também conta com os protocolos de VPN IKEv2/IPsec, OpenVPN e NordLynx. A estrutura de servidores da NordVPN funciona em servidores de RAM sem disco desde setembro de 2020, o que significa que nenhum dado é armazenado localmente. A funcionalidade de Kill Switch é outra característica de segurança fundamental, já que corta o acesso à Internet se a conexão entre o dispositivo e o servidor NordVPN for interrompida.

A NordVPN também começou a construir uma rede de servidores colocalizados de propriedade exclusiva, acessíveis apenas pela equipe própria. O serviço não tem registros e passou por três auditorias independentes para confirmar essa alegação. Há várias características adicionais, como split tunneling, CyberSec, Dark Web Monitor, configurações predefinidas de VPN, MFA, SmartPlay e a possibilidade de proteger até 6 dispositivos com uma única conta.

Uma configuração importante é o Kill Switch: quando selecionado, o recurso derruba imediatamente a conexão do seu dispositivo com a internet caso caia a sua conexão com a rede VPN. Essa é uma medida importante de segurança: ela garante que em momento algum a sua conexão estará insegura, e seus dados não poderão ser interceptados por ter acessado uma rede não-criptografada por falha de conexão com o NordVPN. Outro recurso fundamental do ponto de vista da segurança é a verificação de credenciais vazadas na Dark Web. Com ele, o serviço checa dados postados na internet e cruza com o seu endereço de e-mail para verificar se alguma conta vinculada a ele teve dados vazados. Em caso positivo, o usuário é alertado e pode alterar as credenciais para manter as contas em segurança.

Traduzindo o linguajar técnico para a sua língua

● Você pode ter o split tunneling para dispositivos Android e

Windows. Isto permite redirecionar apenas uma parte do tráfego (por

exemplo, uma aplicação) através de um servidor VPN, enquanto o

resto não é encaminhado através de um servidor.

● O CyberSec da NordVPN é uma tecnologia que bloqueia anúncios e

o acesso a sites maliciosos. Totalmente disponível no iOS, Mac,

Windows e Linux, os sites maliciosos são bloqueados no Android.

● O Dark Web Monitor verifica a dark web em busca de credenciais

associadas ao endereço de e-mail do utilizador.

● A função de Predefinições da NordVPN combina configurações

personalizadas de VPN (como a seleção de servidor) com atalhos

para aplicações ou sites.

● A NordVPN oferece MFA para proteção das contas, sendo também

possível acessar à NordAccount com as credenciais do Google.

● O SmartPlay é uma combinação de funcionalidades de VPN e de

DNS Inteligente que permite acessar conteúdos em segurança.

Especificações

As aplicações da NordVPN escolhem automaticamente o servidor mais rápido num país selecionado. Uma conta pode proteger até 6 dispositivos e é suportada em Android, iOS, Linux, Windows, Mac, Android TV, extensões para navegador e outros. A NordVPN também pode ser utilizada para proteger o router em casa, garantindo a segurança de todos os dispositivos ligados ao Wi-Fi doméstico.

Proteção contra ameaças

A Proteção Contra Ameaças é uma funcionalidade nova da NordVPN, que fornece uma camada adicional de segurança e é essencialmente um passo a mais além da proteção VPN. O mecanismo proporciona uma navegação mais segura, bloqueando sites, anúncios e rastreadores maliciosos, bem como identificando ficheiros infetados com malware. Pode encontrar um artigo do blog da NordVPN sobre Proteção Contra Ameaças aqui.

Meshnet

A Proteção Contra Ameaças é uma funcionalidade nova da NordVPN, que fornece uma camada adicional de segurança e é essencialmente um passo a mais além da proteção VPN. O mecanismo proporciona uma navegação mais segura, bloqueando sites, anúncios e rastreadores maliciosos, bem como identificando ficheiros infetados com malware. Pode encontrar um artigo do blog da NordVPN sobre Proteção Contra Ameaças aqui.

A Meshnet é uma funcionalidade que permite aos utilizadores acessarem a dispositivos ou túneis privados encriptados. Em vez de se ligarem a um servidor de VPN, os utilizadores podem ligar-se a outros dispositivos, estejam onde estiverem. Todo o tráfego na Meshnet é encriptado, tal como acontece quando está ligado a um servidor de VPN. A Meshnet é alimentada pelo NordLynx – a nossa adaptação mais segura e otimizada do protocolo de VPN WireGuard. Isto abre muitas e novas possibilidades de utilização, incluindo festas de gaming em LAN, partilha de ficheiros ou acesso remoto a dispositivos. Pode encontrar um artigo no blog da NordVPN sobre a Meshnet aqui.

Atendimento pensando em você

Os usuários da NordVPN têm suporte ao cliente 24/7 disponível via chat ou e-mail, e também podem consultar o Blog e a seção de Perguntas Frequentes no site da NordVPN para mais informações.

Um pouco mais sobre a NordVPN

A NordVPN é uma pioneira na indústria de segurança cibernética. Foi o primeiro fornecedor de VPN a lançar um programa público de recompensas pela descoberta de bugs no HackerOne e, em 2019, tornou-se um dos membros fundadores da VPN Trust Initiative (VTI). No Dia Internacional da VPN em 2021, a NordVPN lançou o Teste Nacional de Privacidade, para educar os usuários da Internet sobre possíveis ameaças online.

A serviço foi considerado uma das Melhores Invenções de 2022 da TIME, reconhecendo sua capacidade de fornecer segurança de alta qualidade sem comprometer a velocidade da Internet. No final de 2022, a NordVPN concluiu sua terceira auditoria independente com a Deloitte, reforçando sua alegação de ausência de registros.

Os usuários que buscam uma proteção completa contra ameaças podem encontrar na Proteção Contra Ameaças da NordVPN uma opção excelente, uma vez que ela pode identificar arquivos infectados por malware, bloquear anúncios intrusivos e prevenir o rastreamento online. Este é um novo recurso que se junta a uma longa lista de ferramentas de segurança oferecidas pela NordVPN para manter seus usuários seguros na Internet.

Planos para todos os bolsos e necessidades

 Uma assinatura de 1 mês custa R$65.

● A assinatura de 1 ano inclui um desconto de 40%, ficando o total a R$214,80 ou R$17,90 por mês.

● A assinatura de 2 anos tem 56% de desconto. O total fica em R$309,60 por dois anos ou R$13,90 por mês. Clique aqui e adquira já o menor preço da NordVPN!

● Detalhe importante: há também um reembolso total sem risco durante um período de 30 dias.

Pacotes que unem serviços

Os usuários podem comprar os pacotes NordVPN + NordPass ou NordVPN + NordPass + NordLocker por preços com desconto.

NordVPN + NordPass:

● 2 anos por R$405.60 ou R$16,90 por mês – um desconto de 56%.

● 1 ano por R$262,80 ou R$21,90 por mês – um desconto de 43%

● 1 mês por R$69.

● Para saber mais, clique aqui.

Preços de NordVPN + NordPass + NordLocker

● 2 anos por R$501.60 ou R$20,90 por mês – um desconto de 65%.

● 1 ano por R$310.80 ou R$25,90 por mês – um desconto de 57%

 ● 1 mês por R$73.00.

Fonte: Equipe de Criação Olhar Digital

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore