Tire suas dúvidas sobre o Universidade Gratuita

Programa Universidade Gratuita: bolsa de estudo integral para estudantes de baixa renda de SC. Conheça os requisitos, como se inscrever e como renovar a bolsa.

programa-universidade-gratuita-unoesc-ascenda-digital-noticias

O Universidade Gratuita é um programa do Estado de Santa Catarina que oferece assistência financeira estudantil para estudantes de baixa renda do Ensino Superior. Entender sobre as exigências do programa é fundamental para que o estudante consiga e mantenha a bolsa de estudo.

Procedimentos Para Quem For Contemplado

Quem for contemplado no programa, deve assinar mensalmente o “Recibo de Assistência Financeira Estudantil”, ter aproveitamento acadêmico de 75% nas disciplinas cursadas no semestre anterior e prestar serviço à população do Estado, sendo de 20 horas por mês de benefício recebido, durante a graduação ou até dois anos depois.

Em caso de descumprimento, será necessário devolver os recursos utilizados.

Duração do Programa Universidade Gratuita

O benefício da bolsa tem duração até o final da graduação, porém é necessário fazer a renovação em todos os semestres. Caso o estudante troque de curso, ele deverá concorrer ao programa novamente.

Como Concorrer ao Programa Universidade Gratuita

Para concorrer ao Universidade Gratuita, o primeiro passo é estar regularmente matriculado na Unoesc, em um dos cursos de Graduação cadastrados no programa, em diversas áreas do conhecimento.

Após isso, assim que as inscrições para o programa estiverem liberadas, o estudante deve se cadastrar no sistema do Governo do Estado e enviar a documentação comprobatória de residência, renda familiar e hipossuficiência ao Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), do campus em que irá cursar a graduação.

Para concorrer, o interessado deve ser natural de Santa Catarina ou comprovar residência no estado há mais de cinco anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso na Universidade.

São requisitos ainda:

  • Ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando para esse fim os cursos de licenciatura curta;
  • O estudante ser, preferencialmente, oriundo do Ensino Médio ou equivalente de escolas das redes públicas de ensino catarinenses ou de instituições privadas, com bolsa integral ou parcial;
  • Comprovar ser hipossuficiente, segundo o Índice de Carência (IC), ou seja, não possuir condições e recursos econômicos suficientes;
  • Possuir renda familiar per capita inferior a oito salários mínimos para o curso de Medicina ou renda familiar per capita inferior a quatro salários mínimos para demais cursos.

Fonte: Mayelle Hall – Assessoria de Imprensa Unoesc Joaçaba

Compartilhe este conteúdo
B0DCF6

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore