fbpx

Unoesc amplia classificação no IGC contínuo e conquista primeiro lugar entre as Universidades Comunitárias em Santa Catarina

A Unoesc, novamente, é reconhecida pela qualidade do ensino

Reitoria Unoesc

O troféu foi entregue ao estudante de Educação Física da Unoesc Joaçaba no dia 26 de março, no Rio de Janeiro, em evento que também contou com a presença da coordenadora do curso, professora Elisabeth Baretta.

Em 2023, Luís Eduardo foi campeão dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) nas categorias individual e dupla mista, campeão brasileiro de Seleções Estaduais, campeão catarinense, além de conquistar o terceiro lugar na Copa do Brasil, de ser eleito o melhor atleta de Santa Catarina na categoria adulto e de disputar os Jogos Mundiais Universitários em Chengdu, na China.

— É o reconhecimento do talento e da dedicação do Luís Eduardo, que busca seus sonhos com muita disciplina, foco, perseverança e paixão pelo esporte. Esta jornada acontece também com a contribuição especial dos técnicos, equipes de apoio e todos que têm trabalhado incansavelmente, fornecendo condições para que nossos estudantes alcancem seus objetivos, tanto nas competições universitárias quanto no cenário profissional. A Unoesc continuará investindo na estrutura e no suporte necessário para fomentar novas conquistas — ressalta o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Kurt Schneider.

Outros indicadores que compõem o IGC são a qualificação dos professores, a organização e estrutura da Instituição e os requisitos que impactam diretamente no aprendizado do estudante. As notas são atribuídas de 1 a 5. Das 1.998 Instituições de Ensino Superior (IES) avaliadas em 2022 em todo o país, sendo 78 de Santa Catarina, a Unoesc integra o percentual de 36% das instituições catarinenses que conquistaram a nota 4. A nível de Brasil, 25% das IES ficaram com conceito 4 e 72% das participantes obtiveram conceito igual ou menor do que 3.

— A Unoesc apresenta uma evolução no conceito contínuo do IGC, o que nos aproxima cada vez mais do conceito 5. Esse desempenho é resultado do trabalho realizado pela Instituição na qualificação dos projetos pedagógicos, reestruturando-os para o desenvolvimento de competências e alinhados com as necessidades do mercado de trabalho. Soma-se a isso o acompanhamento do desempenho dos estudantes nos componentes que são pilar de formação — ressalta a pró-reitora de Ensino da Unoesc, professora Jaciney Aparecida Danielli.

O reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, também enaltece o crescimento histórico obtido pela Universidade. Nos últimos três ciclos, a Instituição manteve o conceito 4, obtido pela primeira vez em 2019.

— O resultado mostra que, quem escolhe a Unoesc, escolhe uma Universidade de alto padrão de qualidade e isso se deve muito ao comprometimento e à dedicação de toda a comunidade acadêmica. Acima de tudo, este índice comprova que estamos preparando com excelência os profissionais que atuarão no mercado de trabalho — enaltece o reitor, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco.

Cursos avaliados

A Unoesc participou do ciclo avaliativo de 2022 do Enade com 32 cursos, de vários campi. Quatro cursos conquistaram a nota 5 no CPC, que foram: Direito (São Miguel do Oeste e Pinhalzinho), Administração (Maravilha) e o curso de Tecnologia em Gestão Financeira (ofertado a distância).  Destacaram-se a nível nacional os cursos de Direito, dos campi de São Miguel do Oeste e Pinhalzinho, que ficaram com a quinta e a 22ª melhores notas no CPC, respectivamente, dos 1.258 cursos avaliados pelo Enade 2022. Em Santa Catarina, ficaram com o primeiro e segundo melhores resultados, respectivamente, entre os 64 cursos participantes. A maioria dos cursos da Unoesc, sendo 75%, obteve conceito 4 e apenas três cursos receberam o conceito 3.

— A classificação obtida pelo órgão máximo que regula o ensino superior brasileiro nos enche de orgulho. O conceito 4 no IGC confirma a Unoesc como uma Instituição que participa ativamente na transformação e no desenvolvimento das regiões, nos estimulando a seguir trabalhando para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para a formação de profissionais preparados para atender o mercado cada vez mais exigente — enfatiza a pró-reitora, acrescentando que as IES com boa nota no IGC possuem maior acesso a programas importantes, qualificando ainda mais os processos da Instituição.

Fonte: Assessoria de Comunicação.

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore