fbpx

31 de julho é celebrado o Dia do Vira-Lata

31 de Julho, Viva o Vira-Lata!!!

Dia do vira-lata é celebrado no dia 31 de julho. Se você é tutor de um pet SRD (Sem Raça Definida) sabe como esses animais que têm uma aparência única e personalidade própria, preenchem e transformam nossas casas e corações. Além disso, eles estão abrigos em todo o mundo esperando para ser amados por alguém. Talvez alguém como você!

Os vira-latas são antigos conhecidos da população brasileira, não à toa é uma das “raças” mais amadas do Brasil. Certamente, você já deve ter escutado que os SDR tem superpoderes, são mais resistentes ou até já riu com algum meme do cachorro caramelo.

A verdade é que são animais incríveis e que merecem ser amados, respeitados e valorizados não só hoje, mas todos os dias. Então, para abrilhantar ainda mais essa data tão especial, separamos 5 curiosidades sobre os cachorros vira-latas que você precisa conhecer. Confira! 

Dia do Vira-Lata: qual a importância da data comemorativa?

Sejam cães ou gatos, os animais são seres incríveis, de um amor leal e fiel. Eles não amam os seus tutores por conta da sua cor, raça ou aparência, é simplesmente amor.

dia do vira-lata é importante para desassociar os animais SDR de termos negativos, como  “animal de rua” ou “complexo de vira-lata”, assim como outros preconceitos. Por não ter uma origem definida, por muitas vezes esses bichinhos não são vistos com bons olhos.

Em menor proporção, comparado a décadas anteriores, muitas pessoas ainda têm uma visão negativa na qual sugere que um peludo SDR é um animal sujo e que seu lugar é onde há lixo.

Mas, felizmente, a nova geração de tutores está cada vez mais consciente dos problemas éticos, o que aumentou o número de cães e gatos vira-latas nos lares brasileiros. Segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem uma população de mais de 50 milhões de cães vivendo em ambiente doméstico.

Agora você sabe que no dia 31 de julho é comemorado o Dia do Vira-lata, uma data importante, com uma mensagem inspiradora de que a única raça que importa é o amor! Além disso, também demonstra como a visão das pessoas mudou em relação aos animais sem raça definida, sendo um incentivo para os cuidados e adoção de cães e gatos SRD

5 curiosidades sobre cachorro vira-lata que você precisa saber

Os vira-latas são animais cada vez mais amados e populares nas casas dos brasileiros. Celebre o Dia 31 de julho, o dia dos SRDs!

Agora que sabemos mais sobre a importância do dia do vira-lata, chegou a hora de conferir curiosidades sobre os animais classificados como SRD.

1. O que é um cachorro ou gato SRD?

Gatos e cachorros mestiços com a genética sem raça definida (SRD) é formada pela mistura de características de duas ou mais raças diferentes. Mas, não é só isso. A explicação do termo é muito mais abrangente.

Por exemplo, cães que são resultado de uma combinação de duas raças ou até mesmo aqueles que parecem muito com determinada raça, mas não possuem certificação, também são considerados como SRD.

Em outras palavras, o pedigree é o único documento que comprova a linhagem dos animais. Sem essa confirmação não tem como assegurar a origem dos pais, dos avós, dos tataravós, etc. Portanto, tecnicamente, estamos falando de um pet sem raça definida.

2. Por que os SRD são chamados de vira-latas?

Acredita-se que a história por trás do apelido vira-latas é porque os cães que viviam nas ruas eram frequentemente vistos revirando lixos, latas ou sacos em busca de alimentos.

3. Cachorros e gatos vira-latas tem superpoderes?

Essa é uma dúvida que entra na lista de verdades e mitos sobre a “raça” vira-lata. Pela diversão vale a brincadeira que eles têm superpoderes, mas, na verdade, trata-se de um mito.

Em suma, como a origem genética é fruto da mistura de duas ou até mais raças, torna os animais diferenciados. Ou seja, os SRD são naturalmente únicos, na estrutura física, personalidade e características.

Por exemplo, alguns cães podem apresentar olfato super poderoso ou maior resistência para o desenvolvimento de algumas doenças e até uma inteligência de causar inveja. Porém, tudo depende da herança e de quais raças o cão ou gato derivou

4. Como é o comportamento dos vira-latas?

Dia do Vira-Lata: uma mensagem inspiradora de que a única raça que importa é o amor!

São pets imprevisíveis, não tem como saber qual será o seu comportamento. Pode ser mais curioso, preguiçoso, brincalhão e engraçado, por exemplo. Só a convivência com o animal para ter essa resposta. 

Vale uma menção: caso adote um cão ou gato que já viveu nas ruas, a personalidade pode variar bastante. Entretanto, isso não é motivo de preocupação, mas de atenção. Isso porque, além da influência da combinação de raças, animais resgatados, seja de situações de abandono ou maus-tratos podem carregar alguns traumas e fobias. 

Nesse cenário, o amor, cuidados especiais, carinho, paciência e orientação de adestradores e veterinários, vão ser fundamentais para transformar a vida desses bichinhos. Além disso,  o mais importante é dar a eles a chance de terem uma família.

5. Como adotar um vira-lata?

Adotar é um ato de amor. Então, assim como para qualquer animal de estimação, o futuro tutor precisa garantir cuidados básicos, como alimentação e lazer, por toda a vida do pet.

Por isso, o processo de adoção precisa ser uma ação consciente e discutida em família, para avaliar custos e disponibilidade de tempo. Então, se você está interessado em ter um cão ou gato SRD em seu lar, a Cobasi está aqui para te ajudar. 

Desde 1998, a Cobasi Cuida atua no ciclo de animais em vulnerabilidade, participando de todas as etapas do processo: castração, educação, doação e adoção. Estamos falando de parceiras e suporte às ONGs, mais de 100 projetos apoiados por meio de eventos de adoção e doações, lojas físicas promovendo diversos eventos para ter milhares de finais felizes. 

Inclusive temos um convite especial para você!

Fonte: Por Cobasi

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore