fbpx

Alibaba adota o Llama 2, novo modelo de IA gratuito da Meta

Alibaba Cloud já oferece suporte ao Llama 2, o modelo de inteligência artificial de código aberto da Meta
Imagem: zhu difeng/Shutterstock

A divisão de computação em nuvem do Alibaba anunciou que foi a primeira empresa chinesa a adotar e oferecer suporte ao Llama 2, o novo modelo de inteligência artificial de código aberto da Meta.

O que você precisa saber:

  • A Meta lançou o Llama 2 este mês em parceria com a Microsoft.
  • A solução gratuita de IA para o meio corporativo chega como resposta aos modelos proprietários e pagos vendidos pelas rivais OpenAI e Google.
  • A novidade permitirá que clientes da gigante chinesa criem suas próprias soluções de IA usando o modelo.

 

“Hoje, o Alibaba Cloud lançou a primeira solução de treinamento e implantação para o Llama2 na China, dando as boas-vindas a todos os desenvolvedores para criar grandes modelos personalizados no Alibaba Cloud”

Comunicado oficial do Alibaba divulgado nesta terça (25)

 

O Alibaba também acrescentou que, se um cliente quiser usar o Llama2 para fornecer serviços ao público chinês, precisará cumprir as leis locais e evitar “práticas que possam prejudicar o país”.

Segundo a Reuters, o relacionamento com a Meta pode fornecer mais clientes para os negócios de nuvem do Alibaba em meio à competição acirrada na China.

Os EUA também tentam restringir o acesso de empresas chinesas a tecnologias de IA desenvolvidas em solo americano, particularmente na área de semicondutores. O Llama2 pode permitir que o Alibaba drible essa barreira.

Por fim, a China também tem tentado alcançar os EUA no campo da IA incentivando a criação de modelos “controláveis” e capazes de rivalizar com os desenvolvidos por empresas americanas. A Alibaba inclusive já vinha apostando nisso nos últimos meses.

O que é o Llama 2

  • Semelhante aos modelos que alimentam chatbots populares como o ChatGPT da OpenAI e o Bard do Google, o Llama2 é um modelo de aprendizado de IA treinado com uma grande quantidade de dados.
  • Segundo a Meta, o Llama2 será gratuito para empresas com menos de 700 milhões de usuários ativos mensais. 
  • Programas com mais usuários precisarão de uma licença especial.

Com informações da Reuters

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore