fbpx

Atualização do Google Chrome adiciona recursos de IA generativa

 
(Imagem: Google)

Google lançou o Chrome M121 nesta terça-feira (23), atualização com recursos de inteligência artificial (IA) generativa (aquela capaz de “criar”). As adições incluem um organizador de abas, um assistente para redação de textos e um personalizador de arte e temas do navegador.

  • O Google lançou a versão M121 do Chrome, que traz recursos de IA generativa – entre eles: organizador de abas, assistente de escrita e personalizador de temas. Para acessá-los, os usuários precisam ativar o botão “IA Experimental” nas configurações do navegador;
  • O recurso de organização de abas usa IA para sugerir a agrupamento de abas abertas por tópicos, o que pode facilitar a navegação para usuários com muitas abas abertas;
  • O assistente de texto do Chrome é uma ferramenta experimental projetada para auxiliar na redação, por exemplo, de postagens em redes sociais. Ao selecionar “Ajude-me a escrever”, a IA do navegador pode completar frases ou sugerir formas de continuar o texto;
  • Além disso, o Chrome agora permite personalizar a aparência do navegador com temas gerados por IA. Os usuários podem instruir a IA a criar um tema baseado em descrições.

Para habilitar os novos recursos, divulgados no Blog do Google, você precisa ativar o botão “IA Experimental”. Ele fica naquela página de Configurações, encontrada no menu suspenso de três pontos na ponta direita da barra do Chrome.

IA generativa no Google Chrome

IA organizadora de abas no Google Chrome (Imagem: Google)

O Organizador de Abas fará praticamente o que diz: A IA integrada sugerirá automaticamente maneiras de classificar quaisquer abas abertas em suas janelas do Chrome e sugerir a opção de criar grupos. Isso pode ser útil se você é do tipo que está sempre com muitas abas abertas.

Quando você clica em “Organizar Abas Semelhantes”, a IA agregará páginas abertas juntas com base em tópicos. Por exemplo, abas relacionadas a compras podem se agrupar e a IA pode sugerir um nome como “Compras de equipamento para viagem à praia”.

IA assistente de texto no Google Chrome (Imagem: Google)

novo assistente de texto do Chrome também pode ter algumas aplicações práticas. Ele será lançado como uma ferramenta experimental para ajudar os usuários a redigir textos – incluindo avaliações do Google ou postagens em redes sociais. Para habilitar isso quando lançado, você precisará selecionar “Ajude-me a escrever” para permitir que a ferramenta termine suas frases ou sugira opções para continuar o texto.

Personalização não é novidade na maioria das ferramentas do Google, como e-mail e Docs. E agora no Chrome você pode personalizar os visuais do navegador – algo que a empresa considera uma extensão dos papéis de parede de IA que desenvolveu para os celulares Pixel recentemente.

Personalização de temas com IA no Google Chrome (Imagem: Google)

Para usar essa funcionalidade, você precisa selecionar o botão “Personalizar Chrome” no painel lateral e instruir a IA a gerar um tema para você. Você pode pesquisar por uma descrição, como “pequena cidade de praia” ou “vibe Blade Runner”, e visualizar as opções de temas gerados pela IA antes da seleção.

Essas novas ferramentas chegam para rivalizar com o Bing da Microsoft, por exemplo. Isso porque a plataforma introduziu agrupamento de abas impulsionado por IA e um assistente de composição de texto em setembro de 2023. A vantagem do Chrome é sua dominação no mercado de navegadores, seja nos EUA ou no Brasil, por uma margem ampla.

Fonte:Ohar Digital / Por Pedro Spadoni 

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore