fbpx

Gestão de pessoas: a startup que criou um best-seller

Fundadores da Feedz, vendida no ano passado para a Totvs, Bruno Soares e Gabriel Leite transformaram o aprendizado de uma RHtech com mais de 1,5 mil clientes no livro “O Segredo das Empresas de Sucesso”, que já figura entre os mais vendidos da área.
Foto: Divulgação

As startups surgem geralmente a partir de uma lacuna (gap) de determinado serviço ou produto no mercado. Foi assim que os empreendedores Bruno Soares Gabriel Leite uniram, em 2018, suas experiências e formações na área de tecnologia e marketing, respectivamente, para criar em Florianópolis a Feedz, um RHtech que desenvolve soluções digitais para medir engajamento e desempenho de equipes, além de clima organizacional. 

Mas também foi graças a outro gap, desta vez na literatura brasileira relacionada à inovação na gestão de pessoas, que levou a dupla a transformar um pouco do conhecimento adquirido nos últimos anos em livro. Lançado em julho com eventos em São Paulo e Florianópolis, O Segredo das Empresas de Sucesso (Editora Gente) levou poucas semanas para estar no topo da lista dos livros empresariais mais vendidos do país.

O livro, com aproximadamente 200 páginas, começou a ser escrito há pouco mais de um ano, um pouco antes do anúncio de venda da Feedz para a Totvs (leia mais aqui). “Percebemos que faltava literatura a respeito no país e sempre  nos perguntávamos por que ninguém tinha feito. Em 2022, depois de quatro anos de Feedz, dedicimos iniciar esse projeto. Buscamos o conhecimento que precisávamos nas empresas de tecnologia nos Estados Unidos e Europa”, explicou ao SC Inova o empreendedor e coautor Gabriel Leite. 

Além de ter a própria empresa, formada por 180 pessoas trabalhando remotamente, como laboratório, Gabriel destaca a “forte conexão” com os mais de 1,5 mil clientes, a maioria profissionais de RH, que utilizam as principais técnicas e práticas citadas no livro. Ao longo dos capítulos, os autores listam os principais desafios na gestão de pessoas (burocracia, líderes inacessíveis, baixo engajamento, times sem sinergia etc.), apresentam um framework de alto desempenho, além de compartilhar dicas para alinhamento de colaboradores e lideranças. 

“O objetivo é colaborar educativamente para o amadurecimento do mercado, compartilhando tudo que aprendemos na prática nesses anos de empresa, tendo como base uma curadoria do que há de mais moderno no mercado de RH e gestão”, comenta Gabriel. 

“TIME SEM DIVERSIDADE NASCE FRACASSADO”

Com uma linguagem direta e de fácil leitura, O Segredo das Empresas de Sucesso explora temas extremamente contemporâneos, como diversidade, inclusão e saúde mental (que eles fazem questão de dizer que “não é mimimi”). No livro, os autores ressaltam que “não estamos aqui para entregar um panfleto ideológico”, e apresentam dados e práticas que mostram “de que forma a diversidade, muito além de uma bandeira, é a chave para uma empresa bem-sucedida, lucrativa e feliz. Time sem diversidade nasce fracassado”.  

“É o tipo de livro que eu gostaria de ter lido antes de ser empreendedor”, revela Gabriel, citando os primeiros passos, em 2009. Desde então, lembra, muita coisa mudou, principalmente com relação à cultura corporativa, gestão e liderança. O desafio da gestão remota, agora híbrida, desde a pandemia é um dos marcos desta nova era. 

A obra tem foco tanto nos profissionais da área de Recursos Humanos (com conteúdos e insights sobre como atuar de maneira mais estratégicos), líderes (com ferramentas sobre desenvolvimento) e empreendedores, que recebem orientações práticas sobre o segredo dos negócios bem sucedidos. 

A obra, defende o coautor, “impactará na diminuição de rotatividade, você tende a investir menos tempo de substituição e proporcionar um ambiente mais feliz e humano – o leitor vai perceber que felicidade no trabalho constrói empresas lucrativas. O spoiler é que o segredo destas empresas está nas pessoas”, resume. 

FICHA TÉCNICA:

TÍTULO: “O Segredo das Empresas de Sucesso”
AUTORES: Bruno Soares e Gabriel Leite, cofundadores da RHtech Feedz
PRIMEIRA EDIÇÃO: Editora Gente, 2023
ONDE ENCONTRAR: Amazon

Fonte: Por Fabrício Umpierres, editor – SC Inova, scinova@scinova.com.br 

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore