fbpx

Missão ACATE Canadá em detalhes: confira alguns dos momentos mais marcantes

Além da participação no Collision, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, os participantes foram recebidos na Bolsa de Valores de Toronto, nas sedes da Microsoft e Google e muito mais

A Missão ACATE ao Canadá teve duração de nove dias e ampliou as conexões entre Santa Catarina e o país da América do Norte. Ao longo da viagem, os participantes da Missão conheceram três cidades, 7 hubs de inovação e sedes de grandes empresas internacionais, como Microsoft e Google. Além disso, os viajantes participaram de um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Entre recepções exclusivas e conexões com autoridades, os participantes da Missão puderam realmente vivenciar o ecossistema de inovação Canadense. Confira a seguir detalhes da viagem e depoimentos de alguns dos participantes.  

A comitiva catarinense foi integrada por 24 pessoas, entre empresários e autoridades como o secretário estadual de Articulação Internacional, Juliano Froehner, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo de Blumenau, Valdecir Mengarda.

A comitiva passou pelas cidades canadenses de Toronto, Kitchener e Waterloo, as quais concentram atores da economia e do ecossistema de inovação do país. O Canadá é referência por conta de uma infraestrutura tecnológica de ponta e pelo alto nível de investimento em pesquisa e desenvolvimento, o que permite uma excelente qualificação de talentos e oportunidades de acesso a incentivos por parte do governo e de investidores privados.

A agenda da Missão teve início em um dos principais eventos de tecnologia e inovação do mundo, o Collision, que entre os dias 26 e 29 de junho, em Toronto, reuniu mais de 40 mil pessoas de 140 países, além de mais de 2 mil startups e cerca de 950 investidores. Este primeiro momento aproximou os participantes da comitiva ao ecossistema global de modo geral e também às tendências de mercado, entre elas, a inteligência artificial, que foi destaque na programação do Collision.

Ainda em Toronto, a Missão ACATE se reuniu com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá, uma das apoiadoras da viagem. A associação comercial de empresas trabalha pelo fortalecimento das relações entre os dois países em diversas frentes como a tecnologia e a agricultura, que são potenciais de SC. De acordo com o Observatório FIESC, o estado exporta para o Canadá desde carnes de aves e suínas até motores e transformadores elétricos, máquinas e aparelhos de uso agrícola. 

“A Câmara de Comércio Brasil-Canadá nos recebeu com um coquetel oferecido especialmente para a Missão ACATE, que contava com aproximadamente 100 pessoas, entre elas a Comunidade de Empreendedores no Canadá. Representantes de vários bancos brasileiros e grandes corporates estavam entre os convidados. Tivemos a oportunidade de nos conectar com essas empresas e também com figuras públicas, como  a embaixadora do Brasil no Canadá, por exemplo”, afirmou o vice-presidente de Internacionalização da ACATE e principal articulador da Missão, Henrique Bilbao.

Além do encontro com a BCCC, no segundo dia de Missão, a comitiva catarinense promoveu agenda com autoridades, investidores e organizações de desenvolvimento econômico. Com representantes governamentais do Canadá e da província de Ontário, a reunião tratou sobre oportunidades relacionadas a empregos, inovação, ciência, indústria, imigração e parcerias estratégicas.

Entre as oportunidades para empresas catarinenses, estão financiamentos para internacionalização de negócios por meio do Mitacs, uma organização canadense parceira da ACATE que apoia o intercâmbio de empresas, missões e oferece incentivos à pesquisa e desenvolvimento.

A agenda da Missão por Toronto encerrou no dia 29 de junho com visitas à aceleradora LatAm Startups, uma iniciativa pioneira no Canadá e que auxilia no desenvolvimento de empresas de países latino-americanos e de outros países emergentes, que desejam se estabelecer ou expandir suas atividades para o país. A comitiva também esteve no escritório da Microsoft e na Bolsa de Valores de Toronto (TSX), onde foi surpreendida com a exibição da marca ACATE no painel utilizado para anunciar empresas que realizam seus processos de IPO por meio da TSX. 

“Ao visitar o LatAm Startups, pudemos perceber o potencial gigante de estarmos em ecossistemas de inovação não só no Canadá, como de outros lugares no mundo”, comentou Henrique.

Para o vice-presidente de Marketing da ACATE, Walmoli Gerber Jr., o reconhecimento da ACATE internacionalmente é motivo de orgulho. “O objetivo principal desta viagem foi visualizar que as nossas empresas têm fácil entrada no mercado canadense, com produtos altamente competitivos e em alguns mercados, inclusive, mais avançados como na área de saúde, fintechs e varejo”.

Na sexta-feira, a Missão seguiu para as cidades de Kitchener e Waterloo, onde os integrantes conheceram os ecossistemas de inovação e empreendedorismo da Communitech, The Accelerator Centre e Catalyst.

“O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Kitchener fez uma apresentação completa para nós de como funciona a cidade e como se dá todo o desenvolvimento do município, que é considerado o “vale do silício canadense” afirmou Henrique Bilbao. A visita à cidade de Kitchener também incluiu reunião com o prefeito Berry Vrbanovic, que recebeu alguns líderes da ACATE e figuras públicas de Santa Catarina, entregando ao final do encontro a proposta de cidades irmãs para os participantes da Missão.

A Missão International Tech Tour Toronto

Considerado um dos ecossistemas de inovação mais avançados do mundo, o Canadá foi o país escolhido para a primeira Missão de Negócios da ACATE. A Missão International Tech Tour Toronto, aconteceu entre os dias 24 de junho e 02 de julho e teve como objetivo proporcionar a troca de experiências e conhecimentos entre as empresas participantes. 

A Missão Internacional ACATE é uma iniciativa do Grupo Temático Internacionalização, juntamente com a vice-presidência de Internacionalização, em parceria com o SEBRAEThe Accelerator CenterMitacsCommunitechLatam StartupsConestoga TSX. A Missão Internacional é exclusiva para empresas associadas à ACATE. 

Fonte: Por ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore