fbpx

Psicologia das Emergências e Desastres: Aula Magna destaca a resiliência na vida das pessoas que passaram por traumas

Fotos: Associação dos municípios do Alto Irani (AMAI).

O professor Luiz Antonio Cardoso, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ministrou a Aula Magna na noite da quarta-feira, 2, para mais de 500 pessoas, no Anfiteatro da UNOESC/Xanxerê. Mais de 500 pessoas estiveram presentes na ocasião.

Durante a aula, o professor destacou a importância da resiliência na vida das pessoas que passaram por traumas em decorrência de desastres ocasionados por fenômenos naturais, “a resiliência é um filtro emocional que a pessoa precisa desenvolver, o sujeito que passou por algum tipo de trauma tem muitas cicatrizes traumáticas e as mesmas precisam ser atenuadas para que esse sujeito possa ter um comportamento mais próximo da normalidade”.

Fotos: Associação dos municípios do Alto Irani (AMAI).

Ser uma pessoa com resiliência é conseguir enfrentar e superar as adversidades ao longo da jornada da vida. Para a psicologia, é quando o ser humano é capaz de voltar ao seu estado habitual de saúde, tanto física como mental, após experienciar algo difícil ou traumático.

“A Aula Magna realizada em Xanxerê traz resultados pelos temas que foram trabalhados: a relação que existe entre as ações de proteção e defesa civil com a psicologia das emergências e desastres”, disse o professor Luiz Antonio Cardoso. 

Representando a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), destaca-se a presença do Coronel Alexandre Corrêa Dutra, diretor de Gestão de Educação, Maria Hermínia Schenkel, gerente de Inteligência e Produção Acadêmica, e Luciano Peri, coordenador Regional da Defesa Civil de Xanxerê.

A abertura do evento foi realizada pelo senhor Oscar Martarello, prefeito de Xanxerê e presidente da Associação dos municípios do Alto Irani ( AMAI).

Fotos: Associação dos municípios do Alto Irani (AMAI).

A Aula Magna foi referente o curso de Psicologia das Emergências e Desastres-Edição Especial, uma parceria entre a Defesa Civil de Santa Catarina, por meio da Coordenadoria Regional da Defesa Civil de Xanxerê (COREDEC/Xanxerê) e Associação dos municípios do Alto Irani ( AMAI), juntamente com o Colegiado de Educação da AMAI e Colegiado de Proteção e Defesa Civil. E tem como apoiadores a UNOESC/Xanxerê e o Canal Ideal.

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore